Ensino Lusófona
ptenfres

Docente do ISMAT Participa de Formação Judicial

Formação visa impulsionar competências socioemocionais no cenário judicial

O Centro de Estudos Judiciais (CEJ) organizou uma formação de relevância ímpar no cenário judicial, dedicada à Gestão do Stress e Competências Socioemocionais. A iniciativa atraiu a atenção de 200 Juízes e Magistrados do Ministério Público empenhados em compreender a importância das emoções nos tribunais.

O evento contou com a presença do renomeado professor André Tavares Rodrigues, especialista em Psicologia Social e do Trabalho, com Mestrado em Psicologia Criminal e do Comportamento Desviante, e Doutorado em Educação e Psicologia pela Universidade de Oviedo, Espanha. Atualmente, ocupa a Direção do Departamento de Psicologia do Desporto, é Diretor do Mestrado em Psicologia do Trabalho e da Saúde Ocupacional, além de atuar como Professor Auxiliar no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT).

O foco principal da formação foi capacitar os participantes com ferramentas eficazes de gestão do stress, especialmente adaptadas ao contexto judicial. Além disso, foram delineadas estratégias para o desenvolvimento de competências socioemocionais, visando a promoção de ambientes de trabalho saudáveis e produtivos dentro dos tribunais.

Durante o evento, foram abordados temas cruciais, tais como o impacto das emoções no desempenho profissional, a gestão de situações de elevada pressão e a importância do bem-estar psicológico dos profissionais judiciais.