Ensino Lusófona
ptenfres

Design de Comunicação com uma oferta distintiva

O TEU CURSO, UMA NOVA ESTRUTURA CURRICULAR

 

A Licenciatura em Design de Comunicação do ISMAT - Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes tem uma nova estrutura curricular!

A renovação do currículo tem como objetivo redimensionar o curso de design de comunicação, com uma oferta distintiva na região e no contexto nacional, apostando em uma maior diversidade científica focalizada na transdisciplinaridade e com uma orientação para a transferência de conhecimento aplicado. Desta forma o ISMAT - Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes espera responder diretamente às áreas económicas de relevância assim como às áreas emergentes na região (turismo, cultura, lazer, sustentabilidade e a transformação digital das indústrias tradicionais).

O curso de licenciatura tem como objetivo formar os estudantes na área de design de comunicação, como base para a integração de diferentes áreas de ação do design, integrando as tecnologias e a materialização para intervir na construção inovadora de serviços e de experiências.

O curso potencia os alunos desta região para se tornarem verdadeiros agentes de mudança, inovação e desenvolvimento integrando outros agentes da Região.

Desta forma, o primeiro ano irá procurar desenvolver competências focadas num trabalho profundo de exploração técnica, articulada pela componente científica dos fundamentos do design. Gradualmente o aluno será confrontado com metodologias projetuais, que irão ajudar o aluno a compreender o desenvolvimento de um processo criativo informado, direcionado para as necessidades do mercado.

No segundo ano, o aluno terá competências para o desenvolvimento e aplicação de um pensamento crítico sobre diferentes abordagens de comunicação, meios ou experiências; capacitando-os de um olhar holístico sobre os objetivos atingir. O Design de Comunicação deve suportar diferentes abordagens sobre um problema, nomeadamente a capacidade de desenhar uma estratégia integrada que envolva diferentes áreas de um segmento, nomeadamente a de inovação, serviços, experiência e interação. A tecnologia está presente ao longo dos dois anos, uma vez que é frequentemente reforçado o potencial criativo numa metodologia exploratória técnica que articule o analógico com o digital.

O terceiro ano terá fundamentalmente o papel de desenvolver competências no aluno, centrando o design de comunicação no utilizador e na experiência, abordando temáticas que transformem o olhar sobre um mundo global e local, consciencializando e capacitando o aluno de um pensamento crítico, multidimensional e focado no futuro.

Podem seguir o trabalho desenvolvido pelos nossos alunos através das redes sociais:

FACEBOOK INSTAGRAM