Ensino Lusófona
ptenfres

1st Design Residence’ 2019 | Design For Inverse Future

Call for Applications | Até 15 de setembro 2019

A Licenciatura em Design – ISMAT em parceria com o LAC – Laboratório de Atividades Criativas, abrem o primeiro concurso para duas residências em design de 3 meses cada, sendo a primeira a realizar-se no 1o semestre (Nov/Jan) e a segunda no 2o semestre (Mar/Mai), do ano letivo de 2019/2020.

Esta residência tem como objetivo desenvolver projetos aplicados em Design, através de uma abordagem exploratória que identifique questões criticas e especulativas sobre futuros cenários. Sendo que a residência tem um contexto académico, terá de obedecer a dois pressupostos, a um contexto de investigação aplicada e de materialização para a sua exibição na Galeria LAR.

A residência está orientada para investigação aplicada e crítica sobre o design, como prática cultural. Neste primeiro ano, convidamos os interessados a uma reflexão sobre a construção de uma consciência para cenários de futuro, que em nada se assemelham com o atual ecossistema em que vivemos. Numa era em que é eminente o acontecimento de uma catástrofe que altere para sempre o nosso ecossistema, com o aumento das temperaturas globais e na decomposição dos principais mecanismos naturais; qual seria a nossa capacidade de entendimento e de sobrevivência num cenário parcialmente inabitável. Como transformar os hábitos para uma consciencialização de que a transformação é irreversível!

Consulte o regulamento e inscreva-se.