Ensino Lusófona
ptenfres

Investigador do ISMAT é convidado internacional

O Prof. Américo Mateus esteve na Grécia, Holanda e Bélgica.

 

O Professor Doutor Américo Mateus tem estado presente em diversos encontros internacionais na qualidade de Docente do ISMAT- Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, Investigador e Vice-Diretor do Centro de Investigação HEI-LAB da ULHT – Universidade Lusófona.

Realizou em Tessalónica, na Grécia, um Workshop de Design Participativo na Conferência OLLD 2019 da rede ENOLL – European Living Labs sobre o tema “From Living Labs to Communities of Practice” no âmbito do Projeto EU2020 URBiNAT, do qual é membro assim como a Diretora da Licenciatura em Design de Comunicação do ISMAT, Professora Doutora Susana Leonor.

O objetivo do workshop foi facilitar a partilha de boas práticas interdisciplinares, assim como, identificar os desafios relativos à forma de apoiar e envolver os cidadãos em processos co-criativos através da metodologia dos laboratórios vivos, considerando a participação como um meio - diálogo entre diferentes tipos de conhecimentos (Lars-Olof e Ulrika, 2011) - e como um fim - introdução e reforço das culturas participativas locais (Hislop, 2004). O sucesso do workshop manifestou-se na marcação de uma nova reunião de participação para o dia 29 de Outubro.

Foi também convidado pelas áreas de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade de DELFT na Holanda e da Universidade de Antuérpia para a realização de formação avançada para os seus investigadores e doutorandos nas metodologias da Ciência do Design em contextos de investigação aplicada, nomeadamente na construção de projetos de tese transdisciplinares e participativos, e, desenvolvimento de teses doutorais orientadas para a participação dos cidadãos do desenho do estudo.

Participou como seminarista convidado para a semana de ignição dos novos alunos da Universidade Karel de Grote na Bélgica que se realizou de 16 a 20 de Setembro com o tema: “I’m Game”. Durante uma semana intensiva teve como responsabilidade a realização de um workshop seguido de um processo diário de mentoria relativo ao desenho da “Gamification” do processo de aprendizagem dos alunos. O desafio foi apresentado no primeiro dia através das seguintes questões: “What exactly are you studying?” e “What do you want to do when graduated?”. O objetivo é que os alunos desenhem a sua aprendizagem de acordo com as teorias, práticas e ferramentas da Gamificação (níveis e entretenimento) resultantes da sua investigação aplicada DESIGN METASYSTEM.

Experiências e aprendizagens entendidas como possível “best practice” para futura replicação construtiva no ISMAT.