Ensino Lusófona
ptenfres

Algarve investe na educação pela CriAtividade!

O programa CriAtividade®: Problem Solvers em Ação visa estimular a Criatividade, o Pensamento Crítico, a Colaboração e a Comunicação, entrelaçadas com o Conhecimento

CriAtividade®: Problem Solvers em Ação arrancou no passado dia 4 de março no Vila Galé de Lagos, envolvendo professores, técnicos de educação e jovens do Algarve. Estiveram presentes Vereadores da Educação de vários Municípios – CM Lagos, CM Portimão, CM Lagoa, CM Vila do Bispo, CM de Aljezur e CM de Olhão - e representante do PNPSE - Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar.

Este programa educativo é promovido pelo Torrance Center® Portugal, tendo como parceiro Cientifico-Pedagógico no Algarve, o ISMAT-Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes.  Ao longo dos próximos dois anos habilitará a resolver problemas, de forma estruturada e com metodologias inovadoras. O projeto de investigação em ação é liderado no ISMAT pelos Professores Doutores Américo Mateus e Susana Leonor, coordenador da área de Investigação, empreendedorismo & inovação e coordenadora da Licenciatura de Design de Comunicação, respetivamente.

CriAtividade®: Problem Solvers em Ação é um programa que visa capacitar adultos (Mentores) a desenvolver nos jovens (CriAtivos) competências tais como a Criatividade, o Pensamento Crítico, a Colaboração e a Comunicação, entrelaçadas com o Conhecimento. Está a decorrer em várias zonas do país e, só no Algarve, conta com 100 Mentores e envolve mais de 2000 CriAtivos.

O elevado nível da Qualificação dos Mentores, a aplicação em contexto real, a permanente reflexão conjunta e o acompanhamento regular por técnicos especializados, garantem a transferência de aprendizagens e competências para os jovens, tornando-os mais criativos e colaborativos, mais capazes de resolver problemas, mais aptos a encontrarem soluções originais e com maior capacidade de intervir na comunidade.

O CriAtividade®: Problem Solvers em Ação produz construtores do futuro mais eficientes e mais inovadores perante os desafios incertos e globais que caracterizam o século XXI, em especial na nossa região do Algarve, por isso o ISMAT não podia deixar de ser parceiro estratégico de implementação deste projeto investigação em ação.

A metodologia estratégica resultante desta parceira será também implementada na Região do Alentejo ainda este ano.