Intervenção Psicossocial com Populações Vulneráveis

Pós-Graduação

candidatura online

DireÇÃO / secretariado

Professora Doutora Marina Carvalho e Mestre Carla Andrade

 

Horário

Sextas-feiras - 18h30 às 23h30

Sábados - 09h00 às 14h00

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Duração / ECTS

180 Horas / 24 ECTS

Data de Início

outubro de 2017

cpsicossocial
 

Apresentação do Curso

A Pós-Graduação em Intervenção Psicossocial com Populações Vulneráveis pretende desenvolver uma abordagem aprofundada sobre os vários aspetos relacionados com a intervenção psicossocial em situações de crise, emergência e catástrofe, nas suas diferentes vertentes, reconhecendo ainda o carácter transversal desta forma de intervenção, de modo a colmatar necessidades evidentes no nosso País, no âmbito da intervenção, de forma articulada, em contextos de crise que pode, desenvolvida e implementada de forma adequada, contribuir significativamente para uma melhoria do acesso aos cuidados prestados nestes contextos e, em consequência, evitar as perturbações traumáticas pós-crise.
A Pós-Graduação em Intervenção Psicossocial com Populações Vulneráveis tem uma via profissionalizante e está organizada em torno de três aspetos principais, relacionados com os modelos teóricos e de intervenção e com o planeamento e organização, nos diferentes contextos, da Intervenção na Crise. É privilegiada a articulação entre as diferentes unidades e, em simultâneo, implementada uma forte componente experiencial.   

objetivos 

Os principais objetivos desta Pós-Graduação passam pelo fornecimento, a técnicos, agentes, operacionais, entre outros, de um conjunto alargado de competências para a intervenção em situações de crise e emergência em contextos e com populações específicas. Especificamente, pretende-se fornecer informação sobre os modelos teóricos sobre o trauma e as estratégias de coping, sobre o papel da comunicação em situações de crise, e sobre os modelos de intervenção na crise em contexto individual e grupal. Por fim, pretende-se dar informação sobre estratégias específicas de intervenção psicossocial na crise dirigidas a populações vulneráveis.

competências

A formação nesta Pós-Graduação permitirá aos participantes o desenvolvimento de competências para atividades relacionadas com o desempenho de funções no âmbito da Proteção Civil, Autarquias, Escolas, Unidades de Saúde, entre outros, permitindo a participação, entre outras, no diagnóstico e avaliação de incidentes críticos, na intervenção psicossocial na crise e no desenvolvimento e implementação de projetos e equipas.

Destinatários

Podem candidatar-se ao Curso:
- Licenciados e Mestres em Psicologia e em outras áreas da Saúde, Educação e Segurança
- Alunos finalistas do 1º Ciclo em Psicologia e de outros Cursos Superiores na Área da Saúde, Educação e Segurança
- Profissionais com experiência comprovada na área, não titulares de licenciatura (por exemplo, Bombeiros, elementos da Protecção Civil, Forças de Segurança, etc).
 

Condições de Acesso

A seleção dos candidatos à matrícula é realizada pela Direção do Curso, com base nos seguintes critérios: a) Currículo académico e científico; b) Currículo profissional; c) Formação na área temática do Curso; d) Exercício da atividade profissional na área temática do Curso.
A apreciação das candidaturas pode ser complementada por meio de entrevista individual.

Metodologia de Avaliação

A avaliação da aprendizagem dos formandos processar-se-á no âmbito da realização de provas de avaliação no final de cada Módulo e através da realização de um trabalho final de curso. O trabalho final do curso de Pós-Graduação deverá ser original e inserido nas temáticas do Curso.
O limite de faltas é de 25% da carga horária do curso, não podendo o formando, em caso algum, faltar a mais de um terço das sessões por módulo.

Modelo de ensino

Presencial.

unidades curriculares livres

O Estudante poderá frequentar apenas parcialmente a Pós-Graduação. Nesses casos, a unidade curricular frequentada será objeto de avaliação, havendo o reconhecimento formal por essa frequência.

certificado

O certificado do curso deve ser designado como Certificado de Curso de Pós-Graduação, no caso de Formandos Licenciados, e de Formação Especializada, no caso de não Licenciados.

Taxas e Emolumentos

Candidatura 25,00 €
Matrícula, Inscrição e Seguro 200,00 €
Propina mensal 220,00 €
Número de Propinas 7

 

Plano de Estudos

SemestreDesignaçãoECTSHoras contactoDocenteHabilitação
Modelos Teóricos de Stress, Coping e Trauma 2 15 Hugo Amaro Doutor
Comunicação e Gestão de Crises 2 15 Paulo Abrantes Lic., Especialista
Avaliação do Risco Psicossocial 2 15 Marina Carvalho Doutora
Intervenção na Crise I: Modelos de Intervenção Individual 2 15 Ana Isabel Cambraia* Mestre
Intervenção na Crise II: Modelos de Intervenção Grupal 2 15 Ana Isabel Cambraia Mestre
Planeamento e Organização da Intervenção Psicossocial na Crise em Diferentes Contextos 2 15 Miguel Arriaga¹ Licenciado
2º - Opcional Intervenção na Crise com Crianças Vítimas de Abuso e com Famílias 2 15 Carla Andrade Mestre
2º - Opcional Intervenção na Crise com Vítimas de Violência 2 15 Marina Carvalho Doutora
2º - Opcional Intervenção na Crise com Consumidores de Substâncias 2 15 Nuno Marreiros Mestre
2º - Opcional Intervenção na Crise com Sobreviventes de Tentativas de Suicídio, Homicídio e Acidentes de Viação 2 15 Marina Carvalho Doutora
2º - Opcional Intervenção na Crise em Catástrofes Naturais, Terrorismo e Migrantes 2 15 Miguel Arriaga Licenciado
2º - Opcional Comunicação de Más Notícias, Apoio ao Luto e Prevenção da Depressão 2 15 Marina Carvalho Doutora
Prevenção do Stress Agudo e da PPST 2 15 Carla Andrade Mestre
Intervenção Psicossocial com Profissionais 2 15 Hugo Amaro Doutor
Total   24 180    

Os Estudantes devem selecionar 4 das 6 unidades curriculares opcionais. As unidades opcionais funcionam com um nº mínimo de 10 estudantes.

Outras Observações

*A confirmar

¹Para além do corpo docente acima apresentado, em função das necessidades do curso, serão convidados outros especialistas, de acordo com as temáticas específicas constantes do plano de estudos.

Corpo docente

 
Carla Andrade     
Mestre em Psicologia Clínica e Saúde, com Sub-área de Especialização em Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e Saúde. Grau de Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Doutoranda em Psicologia, pelo Departamento de Psicologia Social e das Organizações da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, e Investigadora no CIS, ISCTE-IUL.
Pós-Graduada em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Geração – Mindfulness e outras abordagens. Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC) e Grau de Especialidade em Psicoterapia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).
Exerce atividade profissional como Psicóloga Clínica e Saúde em Contexto Hospitalar, nomeadamente nas áreas da saúde mental, através da avaliação psicológica, intervenções psicoterapêuticas empiricamente validadas, intervenção em crise e emergências, e integração de Equipas de Saúde Mental Comunitária.
Desde, 2010 tem trabalhado como docente no ISMAT, lecionando unidades curriculares nas áreas de avaliação psicológica, psicopatologia, psicoterapias, intervenção em catástrofes, emergências e crises, e como orientadora de Estágios Curriculares.
Atualmente, está a realizar a Certificação como Professora de Mindfulness-based Stress Redution (MBSR) pelo Mindfulness-based Professional Training Institute (MBPTI) da Universidade da Califórnia, San Diego, vindo a orientar Programas de Redução de Stress em grupo, destinados à promoção da saúde e redução do stress.
Formação avançada em Intervenção em Crise Individual e em Grupo com Certificação da International Critical Incident Stress Foundation (ICISF), na Terapia Focada na Compaixão e na Terapia de Aceitação e Compromisso. Certificação de Formadora nas áreas e domínios da Psicologia/Psicossociologia e Educação para a Saúde, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
Tem como áreas de interesse científico, e nas quais tem vindo a desenvolver projetos de investigação, as Terapias de Terceira Geração e sua aplicação às intervenções psicoterapêuticas (nomeadamente, nas áreas da patologia do comportamento alimentar e regulação de emoções) e a promoção da saúde mental junto de grupos vulneráveis (e.g., violência psicológica). Participação em Eventos e Congressos Científicos Nacionais e Internacionais como Oradora e integrando a Comissões de Organização.
 
Hugo Amaro
Doutoramento em Psicologia da Saúde, especialidade em Psicologia da Saúde, na Universidade do Algarve – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
Mestre em Psicologia da Educação, especialidade em Necessidades Educativos Especiais, na Universidade do Algarve – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
Mestrado Integrado em Medicina, na Universidade do Algarve – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
Licenciatura em Enfermagem, na Universidade do Algarve – Escola Superior de Saúde.
Médico Interno de Psiquiatria, Southern Health NHS Foundation Trust - England.
Professor auxiliar — Faculdade de Ciências Biomédicas e Medicina, Universidade do Algarve.
MArina Carvalho

Psicóloga Clínica (ISPA, 1997), Mestre em Psicologia da Saúde (ISPA, 2000) e Doutorada em Psicologia Clínica (Universidade do Minho, 2007)
Assistente Principal de Saúde no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Algarve – Unidade de Portimão.
Diretora do 1º Ciclo em Psicologia e do 2º Ciclo em Psicologia da Saúde Ocupacional do ISMAT, onde dirige o Centro de Investigação em Psicologia.
Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde.
Certificada como Terapeuta e Supervisora Cognitivo-Comportamental pela APTC. Foi Representante Nacional pela APTC na European Association for Behavioral and Cognitive Therapies (EABCT).
Formação avançada em Terapia Interpessoal, Mindfulness, Terapia de Aceitação e Compromisso, Terapia Centrada no Significado e Intervenção na Crise.
Formadora certificada pelo pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua nas áreas e domínios da Psicologia/Psicossociologia e Educação para a Saúde.
Participação regular em eventos científicos nacionais e internacionais com publicação de mais de 50 trabalhos científicos.
Revisora de trabalhos científicos para revistas nacionais e internacionais.
Convidada regularmente pela comunicação social como especialista.
Obteve três prémios de investigação, um na área de Psicologia Clínica (estigma associado à doença mental) e dois na área da Psicologia da Saúde (adaptação à doença oncológica) e um Prémio de Reconhecimento Científico.

Nuno marreiros

Licenciado em Psicologia (área clínica) pela Faculdade de Psicologia da UL. Mestre em comportamentos de dependência e seus tratamentos pela Faculdade de Medicina da UL. Doutorando em Psicologia do Desenvolvimento na Universidade de Extremadura, Pólo de Badajoz. Vogal da Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência do Distrito de Faro. Autor e coordenador de programas de prevenção e promoção da saúde mental infantil. Docente assistente no ISMAT.

PAulo abrantes

Licenciado em Ciências da Comunicação, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade de Lisboa.
Especialista em Comunicação, com mais de 25 anos de experiência, como consultor nas áreas da Comunicação interna e externa; empresarial; institucional; pública e política.
Exerceu funções como Consultor e Assessor de Comunicação, Relações públicas, Estratega de Comunicação Assessor de Media, Media trainner, Gestão de Crise, Negociação, Comissário, Enviado Especial, Coordenador de Visitas de Estado; bem como na coordenação e gestão de equipas multidisciplinares.
Consultor especialista em Comunicação e Estratégia, ao mais alto nível, de multinacionais, empresas privadas, entidades nacionais, públicas e privadas.
Orador convidado em Comunicação, Gestão de Crise, Liderança e Relações Públicas, entre outros temas.
Autor de um dos primeiros Planos de gestão de Crise, antes do 11 de Setembro, aplicado em Portugal e em empresas europeias.
Professor assistente convidado do ISMAT.

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