Marketing Digital

Pós-graduação

candidatura online

DireÇÃO / secretariado

Luís Bettencourt Moniz

 

Horário

Sextas-feiras - 19h00 às 23h00

Sábados - 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 16h00

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Duração / ECTS

120 Horas / 10 ECTS

Data de Início

setembro 2017

cmktdigital

Apresentação do Curso

O digital passou a fazer parte integrante das nossas vidas. Novos desafios e oportunidades abrem-se às organizações. Novos mercados e produtos. Desde a estratégia até à sua operacionalização. O curso levar-nos-á, sempre com uma dimensão prática, desde os fundamentos do marketing digital, criação de conteúdos e gestão dos canais digitais, até aos métodos de medição.
Fruto da experiência profissional dos docentes, os estudantes trabalharão desde o início do curso num projeto prático, com o qual adquirirão competências para resolver necessidades concretas das organizações onde trabalham ou competências profissionais diferenciadoras para o mercado de trabalho.

objetivos 

•    Definir a estratégia digital bem como o seu plano
•    Perceber o comportamento do consumidor online face às marcas digitais, tanto em modelos B2C como em B2B
•    Construir um plano de comunicação digital - que inclui vídeo marketing - adequado aos diferentes canais e audiências
•    Adequar os diferentes canais – redes socias, sites, blogues, mobile, app - aos diferentes consumidores utilizando as metodologias mais adequadas de SEO e SEM
•    Adotar as principais medidas de proteção e confidencialidade de dados digitais para garantir uma boa governação
•    Medir e avaliar as ações de forma a corrigir e melhorar as estratégias adotadas
•    Perceber como o Big Data, Internet of Things e a Realidade Virtual estão a mudar o mundo digital

Competências

•    Capacidade de gerir na prática projetos digitais que aumentem a eficácia e eficiência
•    Gestão de produtos e marcas digitais em diferentes ecossistemas digitais
•    Desenvolver a capacidade de comunicação em vídeo e escrita em ambientes digitais
•    Adquirir competências de Direito Digital para garantir a proteção de dados
•    Perceber quais as tecnologias de vanguarda que melhor se adequam aos objetivos
•    Entender quais as principais métricas e utilizá-las para melhorar os processos e retorno.

Destinatários

•    Responsáveis de Marketing e Comunicação
•    Marketeers
•    Gestores de produto e cliente
•    Gestores de marketing digital
•    Gestores de redes sociais
•    Profissionais na área de marketing e vendas que queiram desenvolver as suas competências digitais
•    Profissionais de outras áreas que queiram iniciar carreira na área de marketing digital
•    Profissionais de marketing que estão a iniciar a sua carreira profissionais
•    Todos aqueles que procuram novas oportunidades numa área de forte crescimento de procura de funções na área de marketing digital

Metodologias de avaliação

•    Trabalhos práticos em aula
•    Projeto final que inclui as componentes de cada módulo

Modelo de ensino

Presencial

Horários

Sextas-feiras - 19h00 às 23h00

Sábados - 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 16h00

Taxas e Emolumentos

Candidatura 25,00 €
Matrícula, Inscrição e Seguro 200,00 €
Propina mensal 240,00 €
Número de Propinas 6

 

Plano de Estudos

SemestreDesignaçãoECTSHoras contactoDocenteHabilitação
Fundamentos e Estratégias de Marketing Digital 1 10 José Morais da Silva Mestre
Comportamento do Consumidor Online 1 10 Rui David Cruz Licenciado
Digital Branding e Comunicação 1 10 José Morais da Silva Mestre
Escrita em Meios Digitais 1 10 Ana Pinto Martinho Mestre
Direito Digital 1 10 João Ferreira Pinto Licenciado
Search Engine Marketing 1 10 Mariana Wanzeller Mestre
Mobile Marketing 1 10 Frederico Carvalho Licenciado
Video Marketing 1 10 Sónia Laima Mestre
Campanhas Digitais 1 10 André Novais de Paula Licenciado
Digital Marketing Analytics 1 10 Luís Bettencourt Moniz  Mestre
Tendências e Tecnologias Emergentes 1 10 João Vitória Licenciado
Projetos Finais    1 10

Luís Bettencourt Moniz

José Morais da Silva

Mestre

 

Mestre

Total   10 120    

 

Corpo docente

Ana Pinto Martinho       

Trabalha como jornalista há mais de uma década, tendo como áreas de especialização as tecnologias de informação e comunicação, eGovernment e Open Data. Dirigiu os projetos iGOV e Interface – Administração Pública e colaborou com órgãos de comunicação social como o Diário de Notícias, semanário Sol, InformationWeek e Semana Informática. É professora no ISCTE-IUL e formadora no Cenjor – Centro Protocolar de Formação para Jornalistas, na Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas – INA e na Escrever Escrever, locais onde leciona nas áreas da escrita para web, novos media e jornalismo de dados. É Licenciada em Comunicação Social, pela Universidade da Beira Interior, Mestre em Comunicação Cultura e Tecnologias de Informação, pelo ISCTE-IUL, e encontra-se a fazer o Doutoramento em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL.  

André Novais de Paula 

Director de Estratégia Criativa da DirectMedia. É formado em Marketing e Publicidade pelo IADE e trabalha no desenvolvimento da estratégia criativa. Cabe-lhe o trabalho de investigação sobre a evolução das novas tendências da comunicação. Acumula a responsabilidade pela produção dos projectos realizados na Directimedia, trabalhando com as várias áreas da empresa de modo a criar um fluxo de trabalho integrado. É docente e formador em vária entidades.

Frederico Carvalho   

Digital Sales Consultant e Founder na CLICKSUMMIT - Marketing & Online Sales Conference. Managing Director na SMSonline.pt Portugal.
Formador e gestor de projectos digitais em várias empresas. Formação no ISEG - LIsboa School of Economics & Management
PostGraduate, Marketing Management, e na  ESCS - Higher School of Communication and Media Studies, Public Relations & Business Communications.

João Ferreira Pinto     

Advogado. Área de prática preferencial Direito Digital: Comércio Eletrónico, Dados Pessoais, Segurança da Informação, Cibersegurança, Ciberdefesa, Publicidade online, eMarketing, Bases de Dados, Domínios, Cloud Computing, software, conteúdos, websites, reputação online, Propriedade Intelectual online, redes sociais e corporativas; Big Data.

João Vitória

Trabalha em projetos digitais e meios de comunicação tradicionais desde o início dos anos 90. Ex-jornalista e apresentador de televisão na área da tecnologia, sente como missão pessoal ajudar a alargar os limites da publicidade e do marketing através do uso de tecnologia. Apesar dos seus cartões de visita sempre terem tido títulos relacionados com tecnologia, sente-se mais confortável em trabalho criativo. Desde o Riverwalk em San Antonio, Texas, até ao Museu Pushkin, em Moscovo, desenvolveu e deu consultoria em projetos e instalações entregues em locais tão diversos como aeroportos, edifícios históricos, espaços comerciais, cinemas, estádios e festivais de música. A sua paixão por modificar suportes tradicionais de publicidade exterior valeu-lhe um reconhecimento global com a campanha do ano no JC Decaux Innovate em 2012, com um projeto para a Samsung Portugal. É pós-graduado em Media - Television pela Universidade Independente. 

José Morais Silva        
É doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade Católica Portuguesa e investigador júnior do CECC, inserindo-se na linha de investigação “Media, Tecnologia e Contextos”, e membro da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). As suas principais áreas de interesse são as Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade, e a ciência do Comportamento do Consumidor. Ao nível profissional exerce as funções como Business Development Director na empresa tecnológica WERInteractiom em Lisboa.
É licenciado em Marketing, Publicidade e Relações Públicas pela Universidade Europeia e mestre em Psicologia das Emoções pelo ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa, com especialização em Comunicação Subliminar, com uma dissertação intitulada “Primação subliminar: uma ferramenta capaz de determinar o comportamento de escolha do consumidor?”.
 
Luís Bettencourt Moniz

 Responsável de marketing do SAS Portugal. Docente convidado da Formação Avançada para Executivos da Católica Lisbon Business & Economics. Coordenador do Executive master em Digital Marketing da Universidade Europeia e docente convidado da Escola Superior de Comunicação Social e do IPAM. 
Tem-se dedicado às áreas de Marketing Analítico, Businesss Analytics, Marketing Intelligence, Marketing Digital e Métricas de Marketing. Colabora regularmente com o Jornal de Negócios como colunista. É co-autor do livro “52 Métricas de Marketing e Vendas” com Pedro Celeste.
Aluno de Doutoramento na NOVA IMS, em Sistemas de Informação e Decisão.
Mestre em Gestão de Informação, variante de Marketing Intelligence, pela NOVA Information Management School (IMS). Licenciado em Estatística e Gestão de Informação pelo ISEGI da Universidade Nova de Lisboa (actual NOVA IMS).

Mariana Wanzeller   

Digital & Social Media Manager na Upgrade Portugal e formadora nas áreas de Marketing Digital e Design Gráfico.
 Mestre em Marketing Digital, pela Universidade Europeia, com uma licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura e uma especialização em Design Gráfico. 
Certificada em Google Adwords, colabora também como freelancer na Gestão de Projectos Digitais, SEA, Gestão de Redes Sociais e desenvolvimento gráfico para plataformas online.

Rui David Cruz       
Sou um grande crente na comunicação. Eu acredito que os seres humanos não compram “coisas”. Não baseamos as nossas decisões em especificações ou características técnicas. Tomamos as nossas decisões com base na emoção, no benefício percepcionado, nas promessas que nos fazem. Quando falamos de tecnologia, falamos apenas de algo que nos facilita o trabalho, não como um propósito ou um fim em si mesmo.
Quando uma boa história nos comove, nós compramos - aquele momento em que largamos o que estamos a fazer e dizemos “eu quero aquilo!”.
É isto que tento passar aos meus clientes - criar e replicar esta reação, fazer com que as marcas possam deixar a sua marca na mente de todos nós, humanos. E criar condições para escalar estas memórias, seja onde for.
As minhas competências incluem Marketing Digital, Publicidade Programática, Planeamento Estratégico, Narrativas Transmedia, Alternate Reality Games, Formação e Conferências. Formação na Universidade Católica Portuguesa - Programa de Gestão em Marketing Digital, e no  IADE como Bachelor of Arts (B.A.), Advertising. 
Sónia Laima   

É fundadora e directora criativa da produtora de conteúdos visuais: RebelAct. Foi coordenadora de guionismo no «Prós & Contras», RTP 1, e editora executiva no «Imagens de Marca», SIC Notícias. Integrou as equipas de «Noites Marcianas» e «Operação Triunfo», entre outros. A par da actividade no audiovisual publicou nas revistas «Visão», «Sábado», «Máxima», «Evasões».

 Sónia Laima é mestre em «Estratégias Identitárias e Estereótipos» pela FCSH, Universidade Nova de Lisboa sendo licenciada em Ciências da Comunicação nesta instituição. «Master» em Cool Hunting. Estudou «Design Thinking» em Stanford University, EUA.

 

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