Sistemas de Informação Geográfica (SIG)

Início setembro de 2017 - 45H

Inscreva-se

 

Data

setembro de 2017

Diretor / Coordenação

Drª. Catarina Tristão

PROPINA

360€ (pagamento realizado em três prestações de 120€)

csig

apresentação

Tem existido uma disseminação crescente no âmbito do desenvolvimento e da utilização de Tecnologias de Informação, em termos gerais e, em particular, dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), que se constituem como uma ferramenta indissociável da modernização de procedimentos e do consequente desenvolvimento das empresas que deles beneficiem e uma mais-valia para os técnicos que as utilizam no mercado de trabalho.

Os SIG atingiram já um certo nível de maturidade, estando presentes em grande parte dos serviços do setor público e privado e sendo, cada vez mais, uma ferramenta acessível a todos e não apenas a setores especializados.

A informação criada e disponibilizada através do SIG, não só estabelece um elemento importante na sua análise e compreensão do território e no apoio às tomadas de decisão inerentes ao mesmo, como também introduz um incremento na celeridade de procedimentos, originando uma relação tempo/custo mais eficaz e contribuindo ativamente, também, para usufruir da Informação Geográfica devidamente atualizada e validada que pode ser utilizada como mais-valia em grande parte dos serviços do setor público e privado.

Objetivos

* Compreender os conceitos associados aos SIG.

* Compreender a forma como se organiza a informação geográfica nos SIG.

* Compreender as relações entre informação geográfica e os seus atributos gráficos.

* Compreender os procedimentos de aquisição de informação.

* Compreender os procedimentos de análise espacial.

Destinatários

Arquitetos, informáticos, profissionais da área de engenharia, técnicos de empresas privadas nas áreas de Ambiente, Ordenamento do Território e Planeamento.

Áreas de Aplicação desta formação:
• Serviços de emergência – Bombeiros, Polícia, Serviços de Proteção Civil
• Ambiente – Monitorização e Modelação
• Serviços – Localização de pontos de venda, percursos, análises de mercado
• Indústria – Transportes, Comunicações
• Planeamento – Regional, Urbano, Físico
• Administração Pública – Câmaras municipais, Direções Gerais, Institutos, Militares
• Educação – Investigação, Ensino
 

Material a utilizar na formação:

Hardware:  Utilização de PC’s de laboratório de informática do ISMAT
Software: Utilização de software livre (Open Source)

competências

Compreender as funcionalidades de um SIG e adequação a diferentes tipos de trabalhos.
Compreender conceitos relacionados com a identificação, aquisição e tratamento de dados vetoriais.
Capacidade de execução de análise simples de informação espacial.
Capacidade de aquisição e manuseamento de dados SIG Vetorial.

Metodologia de  Avaliação

Não se aplica

Modelo de ensino

Presencial

Módulos

DesignaçãoNomeFunçãoHoras contacto
Conceitos gerais SIG Catarina Tristão Geógrafa 4
Familiarização e instalação de software Ana Luísa Paiva Geógrafa 4
Representação do espaço geográfico: sistema de coordenadas e referenciação Nuno Duarte Eng.º Geógrafo 3

Natureza dos dados geográficos: Tipos de características da informação geográfica.Modelos e estruturas de dados geográficos (modelos vetoriais e matriciais).Fonte de dados

Nuno Duarte Eng.º Geógrafo 3
Recolha de dados em Campo-Topografia.Utilização de Software para tratamento de imagens na produção de Ortofotomapas Rui Pereira Topógrafo 5
Aquisição e estruturação de informação em SIG e CAD  Catarina Tristão Geógrafa 6
Edição e digitalização de dados  Ana Luísa Paiva Geógrafa 6
Operações de análise espacial  Catarina Tristão Geógrafa 6
Produção de mapas temáticos. Execução de exercícios práticos  Ana Luisa Paiva e Catarina Tristão Geógrafas 8

 

Formadores

Drª. Ana Luisa Paiva
Licenciatura em Geografia com especialização em Ordenamento e Desenvolvimento do Território pela Universidade de Coimbra (1999-2003).
Docente da disciplina de Geografia na Escola Secundária Gil Eanes em Lagos no ano letivo de 2003/2004.
Formadora com certificado de Aptidão Profissional do Sistema Nacional de Certificação Profissional do Ministério da Segurança Social e do Trabalho.
Técnica Superior de Geografia no Município de Portimão desde 2004 até à presente data.
Desde 2008 tenho estado a trabalhar como prioridade no processo de revisão do PDM de Portimão, nomeadamente na recolha, tratamento de dados geográficos de suporte para a elaboração das respetivas cartas, atualizando os dados vetoriais e respetivos atributos cumprindo as regras e normas estabelecidas, possibilitando a respetiva associação futura às aplicações geográficas e administrativas e a interação com os organismos do estado que detêm a gestão centralizada da informação.
Além disso no sector do SIG (Sector de Informação Geográfica) continuo a participar na gestão partilhada de temas de informação geográfica, no apoio aos serviços municipais e aos munícipes, nomeadamente toponímia e números de polícia, cadastro geométrico da propriedade rústica e cadastro urbano para o concelho de Portimão, proteção civil, plano de defesa da floresta contra o risco de incêndios, vaivém e estacionamento público, rede viária, rede de iluminação pública, guardas-noturnos, venda ambulante, ARU, planos municipais (PDM, PU, PP e alvarás de loteamento) e redes de infraestruturas.
Drª. Catarina Tristão
Licenciatura em Geografia e Planeamento Regional ( variante de Geografia Humana ) na Faculdade De Letras da Universidade de Lisboa, 1997;
Pós-graduação concluída em Setembro de 2003 em Ciência & Sistemas de Informação Geográfica, no ISEGI - Universidade Nova de Lisboa / Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação; Técnica Municipal dos Censos 2011 onde desempenhou funções de coordenação e articulação entre o I.N.E e o Executivo Municipal entre Janeiro e Junho 2011;
Formadora na área e domínio A35 (GEOGRAFIA), tendo já lecionado a ação “A utilização dos Sistemas de Informação Geográfica no Ensino” que decorreu através do Centro de Formação de Associação de Escolas de Portimão e Monchique, na Escola Secundária Poeta António Aleixo; Apoio técnico e realização de projectos de natureza autárquica, em ambiente SIG, recorrendo ao software da ESRI ARCGIS e software Open Source.
Exercício de funções, desde Janeiro de 1998, no quadro da Câmara Municipal de Portimão, na Divisão de Informática, como técnica superior de 2ª Classe, no âmbito dos trabalhos de planeamento do processo de implementação do SIG Municipal;
Destacamento da Câmara Municipal de Portimão pelo período de dois anos na empresa EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão,. Abril de 2006 a Abril de 2008 onde coordenou a implementação de aplicações Informáticas SIGMAT para cadastro da rede de infraestruturas de Água, Saneamento e Resíduos Sólidos e Urbanos na empresa EMARP.
Eng.º Nuno Duarte
Curso de pós-graduação em Ciências e Engenharia da Terra pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Licenciatura em Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 2000.
Engenheiro Geógrafo, na Divisão de Informação Geográfica do Departamento Técnico de Planeamento e Urbanismo da Câmara Municipal de Portimão desde Maio de 2008.
Edição da Cartografia e integração de projetos em ambiente SIG, na Geoglobal – Sistemas de Informação Geográfica Lda. Coordenação, execução e verificação de trabalhos de Cartografia e Apoio Fotogramétrico. Recolha e processamento de dados GPS, ajustamento de redes GPS, cálculo topográfico, tratamento de imagens e apoio às equipas de campo, na secção de Topografia e Cadastro, da ARTOP Aero - Topográfica Lda.
Fotointerpretação e digitalização de parcelas, carregamento das bases de dados alfanuméricos para implementação de Sistemas de Informação Geográfica referentes a Cadastro Temático na COBA, Consultores e Engenharia SA.
Formador em Produção e Controlo de Qualidade de Cartografia Digital, no Instituto Português de Cartografia e Cadastro.
Verificação da qualidade dos dados de Cartografia, na Divisão de Acreditação Cartográfica, da Direção dos serviços de Cartografia, do Instituto Português de Cartografia e Cadastro.
Top. Rui Pereira
Curso Profissional de nível IV, Construção Civil / Topografia na Escola Profissional Pratica Universal de Bragança.
De 01 de Janeiro de 2000 a 30 de Novembro 2001, em funções de topógrafo no Gabinete Técnico Local, (G.T.L.), no Município de Mêda, execução do levantamento topográfico de uma aldeia histórica (Marialva);
Execução e monitorização de trabalhos de topografia para a criação, implementação e fiscalização de vários Loteamentos, (Quinta do Martinhal Sagres, Vale das Rãs Loulé);
Levantamentos arquitetónicos, de um edifício em Albufeira para recuperação para instalação de um hotel, igreja do Amparo Portimão.
Levantamento Aerofotogramétrico de vários artigos no concelho de Silves com uma área aproximada de 500 hectares, recorrendo a novas tecnologias, drone, (veiculo aéreo não tripulado), software para tratamento de imagens, (Pix4d e Agisoft);
Trabalhos de cartografia; Modelos 2d e 3d, rotunda Viseu, Barreiros – Viseu;
Levantamentos batimétricos, Barragem de Ribeiradio.

 

ISMAT Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes

Rua Dr. Estêvão de Vasconcelos, nº. 33, 8500-656 Portimão
282450430 282450439 info@ismat.pt
Direitos de autor © 2017 ISMAT | Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. Todos os direitos reservados.