Re-Dispersos de Arquitetura

Nova revista 

O curso de Arquitetura do ISMAT publicou uma nova coletânea de estudos, a terceira, desta vez intitulada «Re-Dispersos de Arquitetura», a qual reúne artigos de docentes e, também, de alguns ex-docentes.
Nas palavras do coordenador da obra, professor e arquiteto Luiz Conceição, «os textos que aqui se editam vão para muito além da inquietação sistemática que o diálogo com o desenho respira. São reflexo dessa partícula fundamental da nossa prática que se fundeia na investigação, no procurar saber, interpretar, compreender, suporte último da nossa capacidade criativa».
Abordando estudos mais teóricos ou desenvolvimento de casos mais práticos, os estudos agora editados têm a particularidade de serem, quase todos, da autoria de arquitetos.
Ora, ainda segundo o seu coordenador, «Ao contrário do poeta, do músico, do escultor ou do artista plástico, o arquitecto não inventa a sua obra a partir do nada ou da uma qualquer onírica interpretação. O arquitecto responde a estímulos, vulgo, encomendas que por vezes o surpreendem, por vezes o transcendem, mas que sobretudo o inquietam. É essa inquietação que se pretende incutir no espírito do estudante de arquitectura, do postulante arquitecto e que transcende a mera criatividade, já que repousa no conhecimento real da comunidade/sociedade em que se insere, e que o desafia, num conhecimento profundo e actuante dos sistemas e modelos de construção e de edificação, e nessa capacidade de resposta cada vez mais rápida e interventiva na transformação da cenografia da paisagem e da criação de conforto físico, ambiental e visual, do habitat, do oikos».

 

ISMAT Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes

Rua Dr. Estêvão de Vasconcelos, nº. 33, 8500-656 Portimão
282450430 282450439 info@ismat.pt
Direitos de autor © 2017 ISMAT | Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. Todos os direitos reservados.