Ensino Lusófona
ptenfres

Workshop Escola Cigarra Feliz - Design Participativo com a Comunidade

O evento, que contou com a participação de docentes do ISMAT, teve como objetivo a realização de um diagnóstico etnográfico sobre a vida na escola e na comunidade da Escola do Condado em Lisboa. 

Realizou-se no passado dia 12 de março o workshop de Design Participativo no âmbito do projecto Escola da Cigarra Feliz em parceria com a Associação Tempos Brilhantes. O workshop foi o primeiro atelier participativo com os alunos, professores, pais, associações, instituições de governança local, teve como objetivo a realização de um diagnóstico etnográfico sobre a vida na escola e na comunidade da Escola do Condado em Lisboa. 

O workshop online, foi liderado pelos docentes Investigadores do Curso de Design do ISMAT, Professores Américo Mateus, Susana Leonor e Lucas Pena e contou com uma participação ativa das pessoas. Estiveram presentes mais de 80 pessoas, entre os quais estavam o Senhor Secretário de Estado da Educação Professor João Costa, o Senhor Presidente do Portugal Inovação Social Drº Filipe Almeida, o Senhor Vereador da CM Lisboa Dr. Manuel Grilo, o Diretor da Associação Tempos Brilhantes Dr. Jorge Barros e o Senhor Diretor do Agrupamento Professor José Eduardo Rosinha. 

A dinâmica, com base do Processo de Design Participativo criado pelos Professores Américo Mateus e Susana Leonor, correu muito bem, os alunos estavam motivados, deram muito e boa informação para a compreensão da Escola, do Espaço exterior da escola (alva da intervenção final) e da relação da Escola com a Comunidade. Também os Pais e associações do bairro presentes transmitiram os seus pontos de vista, problemas e oportunidades para fazer diferente e melhor. 

O feedback de todos é muito motivador, mas as palavras de grande admiração do Presidente do programa (financiamento) Portugal Inovação Social refletem bem o momento que vivemos nas três horas que estivemos com todas estas pessoas: " ao acompanhar todos os momentos deste workshop, ao assistir a toda a dinâmica, capacidade criar o diálogo e "ouvir" toda a comunidade deixou-me deveras impressionado! É para isto que serve o programa Portugal Inovação Social, envolver, ouvir e integrar a comunidade para a mudança e para a ação. Parabéns à Associação Tempos brilhantes pelo Projeto e à equipa do ISMAT pela capacidade de motivar o diálogo e pelas metodologia participativas que estão a implementar".