Ensino Lusófona
ptenfres

Habemus novum laboratorium!

O ISMAT dispõe agora de um Laboratório de Psicologia Experimental, o labPSIEXP.

O Laboratório de Psicologia Experimental (labPSIEXP) é uma valência do Departamento de Psicologia do ISMAT, sendo o local onde se realizam experiências psicológicas laboratoriais.  O novo labPSIEXP do ISMAT encontra-se, agora, num novo espaço com dois pisos, que apresentam condições ideais para a investigação experimental em psicologia, e não só. O piso 0, composto por várias secretárias e computadores ligados em rede, é orientado para a avaliação individual e preenchimento de protocolos presenciais e online. Já o piso 1 é constituído por 1 cubículo totalmente insonorizado (imagem 1 em anexo), uma área de controlo de experiências (imagem 2 em anexo) e um WC.

O labPSIEXP visa desenvolver atividades de investigação criada não só Departamento de Psicologia, mas a todos os departamentos do ISMAT. Para além das atividades de investigação, o labPSIEXP dará apoio à atividade docente não só no âmbito da Psicologia, mas também de outras áreas científicas, através da realização de aulas práticas de laboratório e acompanhamento de projetos de investigação desenvolvidos pelos alunos. Por exemplo, neste momento, a estão a decorrer diversos estudos oculométricos com recurso a eye-tracking, para apresentação nas VII Jornadas de Iniciação à Investigação em Psicologia do ISMAT e no XVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE), no próximo ano. 

Os equipamentos do novo labPSIEXP foram adquiridos com o Prémio da Boas Práticas de Investigação no Ensino na 2ª edição Programa Fazer+ 2021, criado no âmbito da Política de apoio à Investigação e à Ciência da Universidade Lusófona, com o projeto " Jornadas de Iniciação à Investigação em Psicologia”, da responsabilidade da Prof. Doutora Marina Carvalho e do Prof. Doutor Pedro J. Rosa 

Agora, além de um espaço experimental (cubículo) completamente controlado pelos investigadores (luz, som e temperatura), é possível registar mais facilmente as diversas medidas fisiológicas (Eletroencefalografia e medidas periféricas como atividade eletrodérmica, cardíaca, respiratória), oculares, comportamentais (acelerometria triaxial) em simultâneo. 

Direção do laboratório - Prof. Dr. Pedro J. Rosa
Saudações académicas