Ensino Lusófona
ptenfres

ISMAT Apresenta Projeto "Comunidades Sustentáveis"

Iniciativa tem como objetivo promover a reabilitação e o desenvolvimento do património cultural e natural das aldeias do Barrocal Algarvio.

O Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), localizado em Portimão, está a desenvolver um projeto aplicado às aldeias do Barrocal Algarvio. As autarquias destas aldeias desafiam os alunos de todos os cursos do ISMAT a desenvolverem projetos sustentáveis nestes espaços, no  próximo dia 4 de março, às 15h00, no Pavilhão Arena. O evento de apresentação, organizado pelo ISMAT, contará com a presença de Responsáveis Autárquicos do Barrocal Algarvio.

O projeto multidisciplinar tem como objetivo promover a reabilitação e o desenvolvimento do património cultural e natural, bem como a interação entre os residentes locais e os turistas/visitantes, combater a solidão bem como contribuir para o bem-estar das populações.

A iniciativa desafia os estudantes  do ISMAT a criar projetos de desenvolvimento relevantes, interligando as comunidades, a economia e o ambiente; estabelecer sinergias entre os vários domínios do saber, a sociedade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030; operacionalizar e desenvolver o pensamento crítico, aplicando soluções estratégicas para a concretização do ODS 11 – Tornar as comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis; e promover a atratividade da Investigação & Desenvolvimento em contexto aplicado como fator de desenvolvimento económico, social, cultural e ambiental.

A pertinência para a realização deste tipo de eventos tem por base o envolvimento de todas as partes interessadas na construção e promoção de alianças para a inovação sustentável.