Ensino Lusófona
ptenfres

Mestrado em Reabilitação de Edifícios e Sítios

Candidate-se até dia 15 de novembro de 2023 e aproveite as condições da campanha "ISMAT Ensino Para Todos", que lhe dá 50% de desconto na propina no período 23/24 e 24/25. Consulte mais informações e inscreva-se aqui.

Apresentação do Curso

O Mestrado em Reabilitação de Edifícios e Sítios destina-se a Arquitetos, Engenheiros e outros Técnicos que pretendam especializar-se ou atualizar os seus conhecimentos nos domínios da Reabilitação e Reuso dos Edifícios e Sítios e, também, a recém-licenciados ou mestres que pretendam alcançar novos horizontes profissionais, de investigação e ou/de conhecimento. Assumem-se como uma mais-valia as possíveis diferentes áreas de formação inicial dos estudantes do Ciclo de Estudos e procura-se a sua conciliação numa prática de Atelier de Reabilitação, unidade curricular que acompanha os três semestres iniciais do curso. Este curso destina-se a Arquitetos, Urbanistas, Engenheiros ou outros técnicos superiores de áreas afins.

Objetivos

  • Proporcionar uma visão multidisciplinar da Reabilitação de Territórios cuja degradação justifique uma intervenção integrada ou cujo Património justifique a adoção de metodologias de intervenção adequadas à sua salvaguarda.
  • Dotar os estudantes das ferramentas necessárias que possibilitem uma intervenção qualificada, integrada e holística no desenvolvimento e implementação de políticas urbanas, de valorização do património construído, mas, também, do património ambiental e social, através de um método de ensino, particularmente, assente em casos práticos.

Duração / ECTS

405 horas / 90 ECTS

Direção

Prof.ª Doutora Ana Bordalo / Prof. Doutor Luiz Durão

Secretariado

Paula Saavedra

Highlights

  • Forte componente prática.
  • Participação em projetos, com foco nas necessidades reais e, simultaneamente, transmitir-lhes os conhecimentos necessários para o desenvolvimento de um processo de investigação individual, com base nos interesses de cada estudante.
  • Curso inserido em redes de colaboração internacional com o Departamento de Arquitetura Artes e Design do ISMAT, nomeadamente: EAAE – European Association for Architectural Education, AGORA – Plataform Schools of Architecture and Urban Planning e CUMULUS Association.
  • Curso com fortes ligações com Instituições e empresas para realização de estágios profissionais.

Razões para frequentar este curso

  • Curso estruturado nas duas áreas fundamentais da reabilitação - espaço edificado e o espaço público - que concilia a sua vertente teórica, técnica e estética, numa pedagogia multidisciplinar que fundamenta a consolidação de conhecimentos, para uma abordagem eminentemente prática, a implementar no desenvolvimento de projetos e acompanhamento técnico de obra, o que permite um estudo abrangente, mas centrado na prática da atividade profissional de cada estudante.
  • Corpo docente especializado, com forte ligação à prática profissional e à investigação.

Saídas Profissionais

O Mestre em Reabilitação de Edifícios e Sítios poderá integrar ou criar Empresas vocacionadas para a Reabilitação, Gestão e Conservação do Património, Direções Regionais da Cultura, Empresa Municipais, Empresas projetistas, Empresas vocacionadas para o setor imobiliários, outros organismos do setor público e privado e permite iniciar ou continuar um percurso de investigação.

Destinatários

Este curso destina-se a Arquitetos, Urbanistas, Engenheiros ou outros técnicos superiores de áreas afins.

Condições de Acesso

Privilegiam-se os candidatos com formação de base nas áreas de Arquitetura, Urbanismo, Engenharia, Património, ou afins e que sejam:

  • Titulares de grau do ensino superior ou equivalente legal;
  • Titulares de 1º ciclo de estudos de ensino superior, realizado noutro país aderente ao Processo de Bolonha;
  • Titulares de um grau académico superior realizado num outro país, desde que reconhecido como estando em conformidade com os objetivos do grau de licenciado
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, em que o candidato possa atestar capacidade para realizar este ciclo de estudos, e sendo reconhecido pelos órgãos científicos competentes do ISMAT.

Plano de Estudos

1º SEMESTRE
Valores e Atributos do Património – 5 ECTS
Quadro Regulamentar do Património e da Reabilitação – 5 ECTS
Fundamentos da Conservação e do Restauro – 5 ECTS
Metodologias de Intervenção e Práticas de Reabilitação Urbana – 5 ECTS
Atelier 1: Análise e Diagnóstico – 10 ECTS

2ºSEMESTRE
Sustentabilidade e Construção Circular – 5 ECTS
Reuso e Novos Programas da Arquitetura – 5 ECTS
Reabilitação de Sistemas Arquitetónicos – 5 ECTS
Metodologias de Intervenção e Práticas de Reabilitação do Edifício – 5 ECTS
Atelier 2: Intervenção – 10 ECTS

3º SEMESTRE
Dissertação / Projeto / Estágio – 30 ECTS

DOCENTES

Ana Cristina Santos Bordalo
Ana Manuela Tarrafa Pereira da Silva
Fernando Vitor Félix Ribeiro
José Manuel Pinto de Carvalho
Luis António Guizado Gouveia Durão
Luis Carlos Silva
Maria Margarida Ferreira da Cunha Donas Botto de Carvalho
Mário Alexandre Garcia Monteiro Benjamim
Marta Augusto Sena
Patrícia Mimoso Vairinhos Malobbia
Sílvia Maria do Carmo Alves
Vítor Filipe Silva Antunes

Candidatura online

As candidaturas aos cursos são maioritariamente on-line às quais pode indexar a sua documentação.

* os certificados de habilitações e ficha ENES originais ou cópias autenticadas têm de ser posteriormente entregues


Valores

  • Propinas
  • Emolumentos

Notícias