WHAT´S AROUND DESIGN? 2024
A conferência decorre de 8 a 11 de outubro, no Museu de Portimão
WHAT´S AROUND DESIGN? 2024* é um encontro fundamental de mentes no Algarve, dedicado a explorar o profundo impacto e potencial do design na abordagem aos desafios multifacetados de hoje. A conferência irá decorrer no Museu de Portimão, de 8 a 11 de outubro, trará 13 keynote speakers de renome internacional, como Willian Myers, autor dos livros Biodesign e Bioart; Ezio Manzini, destacado conferencista autor de inúmeros livros sobre sustentabilidade e transformação dos territórios; Mugendi M’Rithaa, ex-presidente da Organização Mundial do Design, Lorenzo Imbesi presidente da Cumulus Association e outros como Luca Simeone, Sabine Junginger, Paola Lepori, Paulo Parra, Régis Lemberthe, Thora Arnadottir, Lesley-Ann Noel, Emma Van Der Leest. Serão realizadas ainda quatro oficinas e duas ações de rua, que serão divulgadas na próxima semana.
O evento situa-se no contexto do Projeto Europeu BiomaterialsKIT**, que integra as Câmaras Municipais de Portimão e de Bayrakli, na Turquia, desenvolvido por professores de Design do ISMAT e de Economia da Universidade de Izmir, junto com professores e estudantes de escolas secundárias das duas cidades.
De 8 a 11 de outubro, entre as 09h00 e o 12h30 iremos ter um SUMMIT que reúne especialistas de todo o mundo, e haverá ainda à tarde a apresentação de mais de 70 artigos enviados de diversas partes do mundo focados em cinco áreas associadas aos objetivos da transição verde. Nos dias 10 e 11 ainda será organizado um Street Event entre as 18h00 e as 19h30, em frente ao Museu de Portimão, para explicar o valor da integração de desperdício organizo para o desenvolvimento de biomateriais.
As áreas abordadas serão:
- Área 01 - SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA - mergulhará na sinergia da inovação impulsionada pela comunidade através da cocriação e do design participativo e dos processos de codesign para melhorar a saúde e o bem-estar. Enfatizamos a importância de envolver as comunidades locais no desenvolvimento de soluções baseadas na natureza que abordam os desafios ambientais e, ao mesmo tempo, promovam a equidade social. Convidamos os investigadores a explorar estudos de caso que demonstrem colaborações bem-sucedidas entre designers, residentes e outras partes interessadas, destacando métodos de cocriação e design participativo. Ao focar-se em abordagens inclusivas e holísticas, esta vertente pretende demonstrar como o envolvimento da comunidade pode conduzir a ambientes sustentáveis e promotores da saúde que reflitam as necessidades e aspirações daqueles que os habitam.
- Área 02 - TERRITÓRIOS ORIENTADOS À CIRCULARIDADE - integram princípios de economia circular para criar comunidades sustentáveis e autossuficientes, enfatizando a minimização de resíduos, a maximização da eficiência dos recursos e a promoção da produção e reutilização local. Isto pode ser conseguido através de um planeamento urbano inovador que incorpore fontes de energia renováveis, infraestruturas verdes e sistemas de circuito fechado para a gestão da água e dos resíduos, bem como através da promoção de economias locais que priorizem a reciclagem, upcycling e a utilização de materiais biodegradáveis. O design é fundamental neste processo, desde a definição de estratégias até ao desenvolvimento de serviços e produtos que apoiem a circularidade do território. Através de um planeamento cuidadoso, as cidades podem reduzir a sua pegada ambiental, aumentar a resiliência e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, garantindo um futuro sustentável para as gerações vindouras.
- Área 03 - BIODESIGN & BIOMATERIALSKIT** - O biodesign é uma prática que cultiva a empatia interespécies, enquanto constrói conhecimento a partir de sistemas biológicos. É uma área de design inovadora alimentada pela cooperação interdisciplinar que aproveita as capacidades dos organismos vivos para criar soluções sustentáveis e eficientes. Por isso, o Biodesign promove o desenvolvimento de materiais e sistemas que não sejam apenas funcionais, mas também amigos do ambiente. Este curso oferece uma oportunidade única de mergulhar no seu potencial transformador, apresentando investigação pioneira e aplicações práticas. Os principais temas incluem produtos e materiais de inspiração biológica, sistemas vivos concebidos e técnicas de biofabricação que abordam desafios globais urgentes e melhoram a qualidade de vida através de tecnologias biologicamente integradas. Nesse contexto, a área 03 integra-se diretamente aos resultados do projeto Europeu BiomaterialsKIT.
- Área 04 - BIOFUTUROS ESPECULATIVOS - convida-o a imaginar e a projetar cenários futuros moldados pelo design e aplicação das ciências e tecnologias biológicas. Esta faixa explora o potencial transformador dos avanços na biotecnologia, incentivando o pensamento especulativo para imaginar como estas inovações podem revolucionar vários aspetos da vida, da sociedade e do ambiente. Serão abordados a exploração de futuros especulativos e a consideração de como as perspetivas culturais e filosóficas sobre a vida, a identidade e a humanidade podem evoluir em resposta aos avanços biotecnológicos, principalmente através das lentes éticas, legais e sociais. Abrindo a uma abordagem interdisciplinar, os futuros especulativos baseiam-se em insights de várias disciplinas, incluindo biologia, ética, sociologia e ficção científica, para criar visões abrangentes e imaginativas do futuro. Os Biofuturos Especulativos desafiam as comunidades de investigadores a pensar para além das limitações actuais e a imaginar um futuro onde a tecnologia se harmonize com a natureza para criar um mundo mais seguro e sustentável para todas as espécies.
- Área 05 - DESIGN ESTRATÉGICO PARA A TRANSIÇÃO VERDE - explora abordagens inovadoras para promover uma economia positiva para a natureza. Prevê a exploração de modelos que integrem a sustentabilidade ecológica com o crescimento económico, enfatizando as práticas regenerativas que restauram os sistemas naturais. O nosso objetivo é co-criar insights sobre a formulação de estruturas estratégicas e o desenvolvimento de metodologias de design com a comunidade de investigação que priorize a biodiversidade, a eficiência dos recursos e a resiliência ambiental. Esta área explora com os participantes as ferramentas e o conhecimento para liderar a transformação em direção a um futuro sustentável e próspero, destacando estudos de caso de sucesso e tendências emergentes.
Desta forma convidamos professores, alunos, agentes de governança e representantes de organizações, a inscreverem-se através do link (inscrição é obrigatória).
(*) Mais informações podem ser encontradas no site do evento
(**) Mais informações podem ser encontradas no site do projeto