ptenfres

O Curso de Design do ISMAT está e traz o "Mundo" aos seus alunos

Docente / Investigador do ISMAT é um Experts da Taskforce  da Comissão Europeia para o Objetivo - Urban Greening Plan

O Professor Doutor Américo Mateus, docente/investigador do ISMAT, professor do Curso de Design e coordenador da Unidade Orgânica de Investigação ISHIP / ISMAT, é um dos experts convidados pela Comissão Europeia para o grupo de trabalho "taskforce" relativo às soluções de regeneração Urbana pela Natureza (NBS) que tem como objetivo o desenvolvimento de um "Urban Greening Plan" resultante das aprendizagens e das melhores práticas dos projetos europeus em Curso nesta área.

O docente contribui na Taskforce 6 - co-creation, mais especificamente na vertente de uniformização (How's) dos processos de Design participativo associados a todos os projetos em curso e fundamental para o envolvimento dos cidadãos no redesenho e planeamento das áreas urbanas das suas cidades. Partilha a coordenação deste Sub-group com o Investigador Sean Bradley gestor do programa Clever Cities em Londres.

Esta participação é o resultado do trabalho que o nosso docente, em conjunto com a Professora Doutora Susana Leonor, diretora do Curso de Design do ISMAT, estão a realizar no projeto Europeu que são investigadores, o URbiNAT que teve início em 2018 está neste momento a meio da sua implementação em 7 cidades europeias e também no Irão, China e Brasil.

Confirmamos que estudar no ISMAT, no curso de Design do ISMAT, significa que trazemos o "mundo" para as nossas salas de aula aqui em Portimão. Numa altura que muitos procuram as melhores soluções para o seu percurso formativo, vale a pena comparar também com o que "perto", ou seja, por vezes não é preciso "sair" para outros sítios para ter uma formação que nos traga o "mundo" e nos ligue ao melhor que se faz.... 

Vale a pena pensar nisso... e vale a pena saber que no 3 anos no novo programa formativo em Design no ISMAT os nossos alunos tiveram acesso a: 48 convidados que trouxeram o melhor da suas experiência, saber e processos criativos, sendo que esses convidados representam 16 Países diferentes, por exemplo: Brasil, Estados Unidos, Austrália, Holanda, Inglaterra, Dinamarca, Suécia, Argentina, Áustria, Bélgica, ...)