Ensino Lusófona
ptenfres

Docentes do ISMAT participam em projetos Europeus de NBS

Investigadores / Docentes do Curso de Design do ISMAT foram Experts convidados pela Comissão Europeia (Networknature) para partilhar boas práticas de co-criação nos projetos Europeus de NBS - Soluções Baseadas na Natureza.

No passado dia 7 de setembro, os Professores e Investigadores Américo Mateus e Susana Leonor foram convidados pela NetworkNature para apresentar principais resultados e práticas de projetos de NBS, trazendo desta forma as soluções baseadas na natureza para a mesa do IUCN Congresso Mundial de Conservação da Natureza que se realizou em Marselha durante uma semana com mais de 15.000 participantes.

O Congresso Mundial de Conservação da Natureza - IUCN reuniu especialistas de vários campos para discutir o tópico de forma digital e presencial em Marselha. Os especialistas da NetworkNature organizaram e participaram diversas sessões para discutir e destacar o papel das soluções baseadas na natureza (NBS) na restauração do ecossistema.

Durante a sessão 'Lições aprendidas com a cocriação do NBS no Living Labs', foram debatidas as principais barreiras para a disseminação do NBS. Muitos indicaram que faltava pré-disposição das partes interessadas, especialmente da parte dos proprietários rurais. Além disso, convencer "os tomadores de decisão" ou gestores públicos, ainda não familiarizados com a terminologia da cocriação com os cidadãos, ainda é muito difícil, e, dessa forma constitui-se grande obstáculo para a disseminação destes processos e metodologias.

Para superar essas barreiras, diferentes atores/stakeholders precisam estar presentes nos processos de cocriação envolvendo um diálogo constante, consideração pelas diferenças culturais e adaptação de métodos para se adequar a diferentes contextos. 

A NBS Task Force 6: sessão de co-criação e governança teve Israa Mahmoud do Politécnico de Milão, trabalhando no projeto EU CleverCities; Goncalo Canto Moniz, coordenador e Américo Mateus / Susana Leonor do projeto EU URBiNAT, e ainda Gerd Lupp, da Universidade Técnica de Munique representando o projeto EU Phusicos, apresentaram futuras diretrizes conjuntas para ajudar a melhorar a integração da cocriação de NBS na governança local. Envolver as partes interessadas nos estágios de planeamento, design e implementação do NBS garante que as soluções sejam feitas de forma personalizada e à medida para as necessidades reais dos Cidadãos e dos Territórios.