Ensino Lusófona
ptenfres

Arquitetura e o Impacto Digital

Vitor Alves, docente do Mestrado Integrado em Arquitetura do ISMAT, publicou no Sophia Journal - Architecture, Art and Design.

O Professor Doutor Vítor Alves, docente do Mestrado Integrado em Arquitetura do ISMAT, publicou no Sophia Journal – Architecture, Art and Design o artigo For today we browse. Este artigo aborda o impacto do digital na Arquitetura, em que a internet se apresenta como um território privilegiado e como, de um modo nem sempre organizado, esta se transformou no “maior arquivo da arquitetura, composto principalmente por imagens”. O autor recorre a montagens de “Luca Galofaro’s e sua divulgação como exemplo paradigmático de uma prática arquitetónica contemporânea que aproveita ao máximo a internet como meio, este artigo problematiza tanto a conceção quanto as consequências da imagem digital na disciplina”.

Vítor Alves é arquiteto licenciado pela FAA-ULP (2003), frequentou o mestrado de Filosofia – Estética da FCSH-UNL (2006-2007) e doutorou-se pela FAUP (2021). A sua investigação, que se dedica a analisar as relações entre os media especializados e a construção da figura do arquiteto, tem vindo a ser apresentada em exposições, artigos, debates e comunicações em Portugal e no estrangeiro. Atualmente é docente das Unidades Curriculares de Critica e Estética da Arquitetura, Metodologias de Investigação e Seminários do MIA.ISMAT, é investigador integrado no CEAA-ESAP e coordenador redactorial do Jornal Arquitectos.

Ler artigo completo