Ensino Lusófona
ptenfres
  • Entrada
  • Media
  • Notícias
  • Investigadores do ISMAT participam no New European Bauhaus Festival em Bruxelas

Investigadores do ISMAT participam no New European Bauhaus Festival em Bruxelas

O New European Bauhaus Festival, decorreu de 9 a 12 de Junho em Bruxelas.

Os Professores Susana Leonor e Américo Mateus, docentes da Licenciatura de Design e do Mestrado de Design para a Economia Circular do ISMAT foram convidados pela Comissão Europeia, através do projeto Europeu que são membros investigadores URBiNAT para apresentar o projeto e realizar dois workshops no âmbito do Festival New European Bauhaus.

O Festival foi projetado em torno de três pilares, Forum, Fair e Fest, e reuniu stakeholders de todas as esferas da vida para debater e moldar nossa paisagem e consciência futura. É também uma oportunidade fundamental para envolver os cidadãos e aumentar a conscientização sobre o poder dos valores da Nova Bauhaus Europeia (NEB) de beleza, sustentabilidade e união (beauty, sustainability and togetherness) para enfrentar os desafios da sociedade.

Os investigadores do ISMAT e do TRIE tiveram oportunidade de compartilhar alguns dos resultados criativos e inovadores alcançados ao se envolver com as comunidades locais para imaginar e construir cidades mais saudáveis em conjunto para um futuro sustentável e inclusivo, através dos processos de Design Participativo e da Cocriação. Foram partilhadas as ferramentas e metodologias criativas do projeto URBiNAT para o envolvimento dos cidadãos.

Nos dois workshops participativos realizados, os participantes foram convidados a pensar e cocriar um "corredor saudável especulativo" através das ferramentas de Design criadas no âmbito deste projeto Europeu.

Mais uma contribuição para a internacionalização do conhecimento ISMAT.