Ensino Lusófona
ptenfres

Estudantes de Arquitetura do ISMAT Realizam Blended Intensive Programmes

Com o Trabalho BIP “Cidade do Acolhimento”, um trabalho de investigação desenvolvido pelo curso de Arquitetura do ISMAT.

Entre os dias 18 e 22 de julhos os estudantes dos cursos de Arquitetura do ISMAT e das Universidade de Sevilha e de Pescara e realizam o BLENDED INTENSIVE PROGRAMMES [BIP], com o tema “Cidade do Acolhimento”, que se enquadra nos preceitos ditados pelo Higher Education Mobility Handbook. No caso vertente, “Cidades de Acolhimento” prefigura uma acção de formação transnacional suportada num currículo transdisciplinar, desenhada para promover a mobilidade e encontro entre parceiros institucionais.

Fiel ao esforço de inovação que suporta genericamente o Blended Intensive Programmes no universo ERASMUS+, esta ação estrutura-se segundo uma abordagem capaz de relevar um difícil desafio social contemporâneo: como acolher as diversas ondas de migrantes - refugiados e outros - no seio de uma estrutura urbana costeira, enfrentando simultaneamente os desafios relacionados com a ampliação súbita e não programada da sua população, a integração harmoniosa de diferentes modos de vida na cultura local e a alteração da paisagem urbana e rural do território.

O BIP “Cidade do Acolhimento” é mais uma etapa de um trabalho de investigação e propositivo, continuado, desenvolvido pelo curso de Arquitetura do ISMAT. Integra-se num ciclo de workshops internacionais, onde esta problemática tem sido abordada, constituindo-se como um momento de ensino baseado em investigação, segundo um programa de research by design que versará sobre o estabelecimento de um processo de metamorfose da cidade, flexível, eminentemente perene mas estruturalmente reversível, respeitador da identidade local e simultaneamente fundador de um futuro capaz de, a partir do lugar concreto, providenciar um viver digno e qualificado à sua população - autóctones e forasteiros.