Ensino Lusófona
ptenfres

Inquérito - Plano de Género e Diversidade

Cruzar os valores europeus de igualdade de oportunidades na área da ciência e do Ensino Superior.

A Comissão de Monitorização e Implementação do Plano de Género e Diversidade dos Estabelecimentos Ensino Lusófona está a desenvolver um conjunto de iniciativas para criar uma comunidade Lusófona ativa nestas dimensões, que se cruzam com os valores europeus de igualdade de oportunidades na área da ciência e do Ensino Superior. Ao longo dos próximos meses, a comunidade Lusófona será chamada a fazer parte de algumas dessas atividades que têm o objetivo de incrementar, facilitar e sedimentar boas práticas nas áreas de género e diversidade.

O trabalho está a ser feito em conformidade com os objetivos da agenda europeia/Horizonte Europa e da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, designadamente nas áreas de Educação de Qualidade (Objetivo 4), Igualdade de Género (Objetivo 5) e Redução das desigualdades (Objetivo 10) e promoção de um impacto social consistente.

Sabemos que as instituições COFAC, como o resto do sistema universitário, têm problemas de desigualdade em diversas esferas - e estamos a acompanhar a evolução desses problemas ao longo do tempo, anualmente. O questionário que divulgamos junto da comunidade Lusófona vem responder a essa necessidade, fazendo um levantamento de quais os principais focos de desigualdade dentro da COFAC. Só em posse desta informação podemos avançar para a criação de processos e estruturas que combatam estas desigualdades, e que contribuam para uma Academia mais plural, mais diversa, e onde as pessoas que dela fazem parte se possam sentir seguras, respeitadas e ouvidas.

Agradecemos o preenchimento do questionário de acordo com a sua condição:

Estudantes
(Graduados 2021/2022, 2º e 3º Anos Licenciaturas, 2º Mestrado, 2º e 3º Doutoramento)

Staff (Não Docente)

Docentes e Investigadores