Ensino Lusófona
ptenfres

Arranque do Projeto Europeu TRIE/ISMAT - janeiro 2023

A Universidade Lusófona sediou, de 09 a 12 de janeiro, o lançamento do projeto Cocoon, com a presença de especialistas de Portugal, Espanha, Finlândia e Islândia.

Estiveram presentes nestas sessões de trabalho os professores do ISMAT, Américo Mateus (gestor do projeto), Gabriel Patrocínio, Susana Leonor, Carla Paoliello, e a professora Elsa Estrela, da Universidade Lusófona (Lisboa); o Professor Doutor José Lameiras e o Investigador David Campos da Faculdade de Ciências da U. do Porto; as Investigadoras Chiara Farinea e Fiona Demeuer do IAAC de Barcelona; as investigadoras Bryndís Steina Friðgeirsdóttir e Þóra Óskarsdóttir do FabLab Reykjavík  e o investigador da Aalto Tenhunen Juhani. 

Com duração de 3 anos, o projeto foi contemplado no final de 2022 com recursos da ordem de 1 milhão de Euros da UE para promover inovação em biomateriais e biodesign e soluções para laboratórios de prototipagem “verdes” e circulares. O projeto Cocoon foi idealizado em 2021 por iniciativa conjunta do ISMAT Portimão (Grupo Lusófona, Portugal) e do Fab Lab Reykjavík (Islândia), reunindo posteriormente parcerias de extrema relevância como a Aalto University (Finlândia), o IAAC Barcelona - Institute of Advanced Architecture of Catalonia (Espanha), e a Universidade do Porto, sendo prevista ainda a participação, como consultores externos, da PUC-Rio (Brasil) e da University of Newcastle (Reino Unido).

A Identidade Visual do projeto foi desenvolvida pelo professor do ISMAT, David Palma e pela ex-aluna Carlota Carvalho. 

Dentro dos diversos resultados previstos está a instalação - já iniciada - de um GreenLab-piloto de prototipagem com biomateriais e biodesign no ISMAT, em Portimão.