Ensino Lusófona
ptenfres

2ª Edição do Projeto Comunidades Sustentáveis

A 2ª Edição do Projeto Comunidades Sustentáveis teve lugar em Portimão, no Auditório do Pavilhão Arena.

No dia 15 de março o ISMAT organizou a apresentação do projeto Comunidades Sustentáveis, inaugurando esta segunda edição com a apresentação do projeto e das juntas de freguesias parceiras e lançando o desafio aos estudantes dos diferentes cursos do ISMAT. Esta sessão, aberta ao público, contou com a presença dos Presidentes da Junta de Freguesia de Budens, Mexilhoeira Grande, Alferce, Cachopo e de Alvor, do Presidente Paulo Alves da Câmara Municipal de Monchique e do Eng. José Cardoso, em representação da Câmara Municipal de Portimão.

O projeto Comunidades Sustentáveis tem como principal foco a desertificação do interior, com o objetivo de consciencializar os estudantes para os problemas que estas regiões apresentam. Neste sentido, o projeto tem como principais desígnios a elaboração de trabalhos/projetos de desenvolvimento turístico relevantes (i.e., interligando as comunidades, a economia e o ambiente) e estabelecer sinergias entre os vários domínios do saber/ensino, a sociedade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS).

Trata-se de um projeto que integra a interligação com a Comunidade, e nomeadamente com outras entidades e instituições, como autarquias e escolas de formação. Por conseguinte, o desenvolvimento dos trabalhos irá envolver toda a comunidade académica ISMAT, Escolas de Turismo de Portugal (Algarve) e DUAL, e compreenderá o desenvolvimento de diversos Projetos a realizar pelos estudantes dos vários cursos de formação profissional, licenciaturas e mestrados em funcionamento nas referidas Instituições.

O projeto Comunidades Sustentáveis tem como principais objetivos:

  1. Operacionalizar e desenvolver o pensamento crítico e aplicar soluções estratégicas para a concretização do ODS 8, 11 e 12.
  2. Elaborar projetos de desenvolvimento turístico relevantes interligando a comunidade, economia, ambiente e sustentabilidade.
  3. Estabelecer sinergias entre os domínios do saber – a academia; a sociedade – comunidades locais e autarquias; a economia – crescimento económico sustentável e integração de MPME e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) – estratégias de crescimento económico sustentável.
  4. Promover a atratividade da I&D em contexto aplicado como fator de desenvolvimento económico, social, cultural e ambiental.

Este projeto coordenado pelo ISMAT, tem como parceiros a DUAL, a Escola Hotelaria e Turismo VRSAntónio, a Escola Hotelaria e Turismo Algarve/Faro, a Escola Hotelaria e Turismo Portimão, a Junta Freguesia de Budens, a Junta Freguesia de Alferce, a Junta Freguesia de Mexilhoeira Grande e a Junta Freguesia de Cachopo e a Câmara Municipal de Portimão.

Fotografias do evento aqui