Licenciatura em Gestão do Turismo

Razões para frequentar o Curso de Gestão de Turismo

  • Curso reconhecido pela Agência Nacional de Acreditação (A3ES);
  • Área de formação estratégica na região do Algarve;
  • Design curricular inovador na área da Gestão / Turismo;
  • Ensino diurno e/ou pós-laboral;
  • Adequação das componentes teóricas a projetos práticos empresariais;
  • Grande proximidade docentes / estudantes que permite acompanhamento tutorial;
  • Excelente ambiente académico proporcionado pela dimensão da instituição;
  • Corpo docente altamente experiente e qualificado;
  • Acesso a um setor com elevado crescimento económico, dinamismo e competitividade;
  • Forte relação com o mercado/empresas e entidades públicas do setor do Turismo.

Curso avaliado e acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)

Apresentação do Curso

O curso de Gestão do Turismo do ISMAT - Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes configura uma licenciatura com 3 anos de duração, na base da obtenção de 180 ECTS. O ISMAT responde assim às normas estabelecidas no espaço da União Europeia para a plena integração do ensino superior, proporcionando uma maior capacidade de mobilidade aos seus alunos.

O curso de Gestão do Turismo do ISMAT pretende responder de forma eficaz aos desafios do mundo atual, face à crescente procura de lazer quer a nível nacional, quer internacional, onde o Turismo, como setor que mais cresce no mundo, desempenha um papel de relevo no crescimento económico e onde as empresas turísticas desempenham um papel chave na criação de Emprego. A sustentabilidade, a competitividade, a eficácia e eficiência das empresas e instituições do Turismo dependem, em grande medida, das qualificações e das competências dos seus recursos humanos.

Impõe-se assim a necessidade crescente de dotar o mercado de recursos aptos a desenvolver funções de gestão em empresas e/ou instituições privadas e públicas do setor do Turismo, respondendo às necessidades e aos problemas concretos do setor onde competem a nível global e proporcionando uma visão integrada do Turismo nas áreas-chave: Planeamento, Estratégia, Marketing, Recursos Humanos, Finanças e Investimento, em Turismo. Uma orientação para o mercado e para o cliente torna-se decisiva como proposta de criação de valor. Neste contexto, visa-se promover uma formação de alto nível em Gestão do Turismo, assente num plano de estudos coerente e pertinente e num corpo docente de excelência. Quanto à estrutura curricular, o curso de Gestão do Turismo dispõe de um alargado elenco de unidades curriculares de caráter teórico-prático, bem como situações de simulação empresarial, que visam dotar o diplomado de uma formação técnica avançada, permitindo quer uma rápida integração no mercado de trabalho, quer a continuação de estudos a nível de 2º Ciclo / Mestrado.

Direção

Prof. Doutor Sérgio Borges

Prof. Doutor Ricardo Oliveira (vice-direção)

Prof. Doutor Eduardo Morais Sarmento (vice-direção)

DURAÇÃO / GRAU OU DIPLOMA CONFERIDO/ ECTS

3 Anos (6 Semestres) / Licenciatura / 180 ECTS

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:.

Provas de Ingresso

Uma das seguintes disciplinas:

  • 04 Economia
  • 16 Matemática
  • 18 Português

Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos). Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.

Saídas Profissionais

O curso de Gestão do Turismo confere aos seus detentores habilitações para desempenharem funções nas áreas de:

  • Gestão administrativa e financeira de hotéis e outras empresas turísticas;
  • Gestão de operações de hotéis e outras empresas turísticas;
  • Gestão de marketing de hotéis e outras empresas turísticas;
  • Guias intérpretes nacionais;
  • Técnicos superiores de operações turísticas;
  • Coordenadores de programas e eventos turísticos;
  • Consultores e formadores na área do turismo / hospitalidade;
  • Gestores de agências de viagens e de operadores turísticos;
  • Gestores de empresas de transportes turísticos;
  • Gestores de empresas de animação turística;
  • Gestores de câmaras municipais;
  • Gestores de regiões de turismo.

Equipamentos e Instalações

O ISMAT é um estabelecimento de ensino universitário estabelecido em Portimão há mais de uma década. Para além de estar profundamente inserido na realidade local, através de contactos e parcerias com o meio envolvente, possui amplas e qualificadas instalações, equipadas com todos os requisitos necessários ao funcionamento de cursos superiores.

Plano de Estudos

1º SemestreECTS
Economia do Turismo e da Hospitalidade 6
Gestão de Marketing e Serviços de Hospitalidade 6
Introdução aos Negócios Turísticos e da Hospitalidade 5
Língua Estrangeira - Inglês I / Francês I (a escolher uma das opções) 4
Metodologias de Investigação Científica em Turismo 4
Tecnologia e Sistemas de Informação em Turismo 5
2º SemestreECTS
Auditoria 6
Contabilidade Geral e Hoteleira 6
Direito e Legislação do Turismo e da Hospitalidade 4
Gestão Estratégica de Destinos Turísticos 5
Língua Estrangeira - Inglês II / Francês II (a escolher uma das opções) 4
Tecnologias Digitais e Redes Sociais no Turismo 5
3º SemestreECTS
Gestão de Recursos Humanos 5
Língua Estrangeira - Inglês III / Francês III (a escolher uma das opções) 4
Gestão Logística e de Operações 5
Estatística 5
Gestão do Alojamento 6
Gestão de Resorts de Hospitalidade 5
4º SemestreECTS
Gestão Estratégica para a Hospitalidade no Turismo 5
Técnicas de Liderança e Comunicação 4
Gestão de Eventos e Experiências de Lazer 4
Gestão de CRM e Business Intelligence 4
Análise e Gestão Financeira 6
Estágio em Turismo I 7
5º SemestreECTS
Inovação e Design de Experiências no Turismo 5
Gestão de Serviços Turísticos e de Hospitalidade de Luxo 5
Inovação e Empreendedorismo no Turismo 5
Marketing Digital e Relacional 5
Optativa 5
Seminários - Gestão do Turismo e da Hospitalidade 5
6º SemestreECTS
Concepção e Desenvolvimento de Produtos Turísticos e de Hospitalidade 5
Estágio em Turismo II 7
Gestão da Qualidade e da Sustentabilidade 5
Guest Relations e Multiculturalidade 4
Plano de Negócios e Simulação Empresarial no Turismo 6
Ética e Responsabilidade Social 3

Corpo Docente

Nome do docenteGrau AcadémicoRegime
Alberto José Lança de Sá e Mello Doutor 100
Américo da Conceição Mateus Doutor 100
Carla Filipa Gomes da Costa Doutor 100
Eduardo Manuel Machado de Moraes Sarmento Ferreira Doutor 50
Elsa Maria da Conceição Correia Gavinho Doutor 50
João Carlos de Almeida Vidal Doutor 50
Jorge José Horta Revez Doutor 50
Luís Manuel Dias Martins Doutor 100
Maria Libéria dos Santos Lopes Mestre 25
Orlando Manuel Fonseca Pereira Doutor 100
Ricardo Samuel Lisboa Pereira de Oliveira Doutor 100
Ruben Rodrigues Paula Mestre 50
Rui Manuel Mendonça Pedro Doutor 100
Sérgio Augusto Furtado Marques Borges Doutor 100
Susana Manuela Gomes Leonor Mateus Doutor 100
Telma Cristina Correia Santana Martins Licenciado 25
Tiago Miguel Pereira Candeias Doutor 100

Candidatura online

As candidaturas aos cursos são maioritariamente on-line às quais pode indexar a sua documentação.

* os certificados de habilitações e ficha ENES originais ou cópias autenticadas têm de ser posteriormente entregues

Valores

  • Propinas
  • Emolumentos

Notícias