Ação Social e Bolsas de estudo

O que é o SASE?

O SASE é o serviço responsável pela atribuição de benefícios educacionais e incentivos à formação dos estudantes, através da aplicação do regulamento de ação social e dos regulamentos das bolsas de mérito, e da gestão dos protocolos estabelecidos com várias entidades.

O SASE é também o serviço responsável pelo tratamento e análise das candidaturas às bolsas de estudo da Direção-Geral do Ensino Superior.


Nota: Se é funcionário ou familiar de funcionário do Grupo Lusófona ou ex-estudante - consulte os benefícios de ação social escolar que temos para si. Consulte também as bolsas de estudo de que poderá vir a usufruir.

Regulamento do SASE

Bolsas de Estudo - ISMAT 2019/20

O Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, no âmbito do Plano Estratégico definido, decidiu implementar, a partir do ano letivo 2018-2019, um programa de incentivos ao ensino superior, através da atribuição de um conjunto de bolsas de estudo motivadoras da frequência do ensino superior e do sucesso escolar.

Regulamento das Bolsas de Estudo

Bolsas de Excelência

No Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes premiamos os nossos melhores alunos, os que vieram do ensino secundário e se inscreveram numa licenciatura, mas também os melhores alunos de licenciatura que se inscreveram em mestrado. Se tens uma média acima de 16 valores a tua propina de 1º ano no ISMAT pode ser igual a zero. Consulta o regulamento e candidata-te à nossa bolsa de excelência.

Regulamento da Bolsa de Excelência 20/21

Bolsas de Mérito

Esta bolsa destina-se a premiar os melhores alunos do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes inscritos em licenciatura ou mestrado integrado. A bolsa será entregue aos alunos com a média mais alta. Consulta o regulamento.

Regulamento das Bolsas de Mérito 20/21

BOLSAS PARA ESTUDANTES DOS PAÍSES DA CPLP

Os benefícios educacionais proporcionados aos alunos com nacionalidade dos países da CPLP fazem parte do projeto da administração da Universidade de apoiar os países da Comunidade Lusófona na formação de quadros superiores de modo a contribuir para o seu desenvolvimento.

Prazos:

  • 1ª fase: de 13 de julho a 14 de agosto
  • 2ª fase: de 17 de agosto a 30 de outubro

Secção III - Regulamento de Ação Social Calendário e número de bolsas

Bolsas da direção-Geral do Ensino Superior - DGES

Prazos de Candidaturas a bolsa de estudos para o ano letivo 

A candidatura à atribuição de bolsas de estudo para o ano letivo pode ser apresentada:

  • Entre o dia 25 de junho e o dia 30 de setembro;
  • Nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição, quando esta ocorra após 30 de setembro;
  • Nos 20 dias úteis subsequentes à emissão de comprovativo de início de estágio por parte da entidade promotora no caso de licenciados ou mestres que estejam a realizar estágio profissional.

A candidatura pode ainda ser submetida entre 1 de outubro e 31 de maio, sendo que, nesse caso, o valor da bolsa de estudo a atribuir é proporcional ao valor calculado para um ano, considerando o período que medeia entre o mês seguinte ao da submissão do requerimento e o fim do período letivo ou do estágio.

Mais informação em DGES | Direcção-Geral do Ensino Superior

O ISMAT, proporciona aos seus alunos a possibilidade de se candidatarem às bolsas de estudo da Direção-Geral do Ensino Superior (Ministério da Educação e Ciência).

Estas bolsas de estudo destinam-se a alunos economicamente carenciados, pelo que é feita uma análise da situação económica do agregado familiar do aluno, no âmbito do Despacho n.º 5404/2017 que regulamenta o processo de atribuição de bolsas de estudo a estudantes do ensino superior.

Para saber todas as informações relativas a estas bolsas consulte o sítio web da DGES

 BOLSAS de mérito DA DIREÇÃO-GERAL DO ENSINO SUPERIOR - DGES 

Esta bolsa, atribuída pela Direção-Geral do Ensino Superior, destina-se a premiar os estudantes, matriculados e inscritos em licenciatura ou mestrado integrado no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, que tenham mostrado aproveitamento escolar execional.

Bolsas de Estudo por Mérito atribuídas pela Direção-Geral do Ensino Superior

Bolsas da União Europeia

logos sase bolsas dges

O Guia de Financiamento Europeu funciona através de um algoritmo que apresenta apenas as bolsas, financiamentos e prémios que realmente correspondem ao perfil individual de cada aluno. Os 12.000 programas de apoio disponíveis cobrem um vasto leque de domínios para os quais os alunos universitários podem requerer apoio (financeiro). Esse apoio cobre despesas diárias, propinas e estágios a custos extra para semestres no estrangeiro, cursos de línguas e custos associados a projetos científicos.

European Funding Guide