Qualidade

Política e Gestão da Qualidade

A política e a gestão da qualidade das Instituições do Grupo Lusófona baseiam-se no princípio do desenvolvimento contínuo – ciclo PDCA. O PDCA está incorporado em todos os processos e atividades do ISMAT.

A política de qualidade fundamenta-se nos seguintes princípios que regem as atividades do ISMAT:

  • Procura da excelência em todas as atividades;
  • Todos os membros da comunidade ISMAT contribuem para a missão comum;
  • Avaliação e desenvolvimento contínuos de todas as atividades;
  • Métodos sistemáticos e partilhados para garantir a melhoria da qualidade e a eficácia nas atividades.

O princípio da melhoria continua – ciclo PDCA

Sistema da Qualidade

O sistema de qualidade é uma ferramenta de gestão para a realização da política de qualidade do Instituto e define a organização da gestão da qualidade, a afetação de responsabilidades, procedimentos e recursos.

Os objetivos estabelecidos para o sistema da qualidade são os seguintes:

  • Apoiar a realização dos objetivos estratégicos do Instituto e as metas estabelecidas, e garantir a melhoria contínua da qualidade das atividades e dos resultados do Instituto;
  • Reforçar uma cultura de qualidade conjunta e a participação de estudantes, colaboradores docentes e não docentes e partes interessadas externas no planeamento, implementação, avaliação e desenvolvimento das atividades;
  • Definir, esclarecer e harmonizar procedimentos, bem como os papéis e responsabilidades dos vários atores;
  • Disseminar métodos operacionais uniformes e melhores práticas em toda a organização;
  • Assegurar a confiabilidade das informações quantitativas e qualitativas usadas para planeamento, gestão, monitorização e desenvolvimento das atividades;
  • Identificar, documentar e desenvolver processos operacionais chave baseados em feedback sistemático;
  • Manter e fortalecer a abertura e transparência.

SIGQ – Sistema Interno de Garantia da Qualidade

O desenvolvimento do SIGQ das instituições do Grupo Lusófona tem permanente foco na resposta eficiente e eficaz às exigências e padrões internos de qualidade, integrando na sua formulação os dispositivos contidos nas “Standards and Guidelines for Quality Assurance in the European Higher Education Area”, nos termos das recomendações emanadas pela A3ES (2016), os normativos da ISO 9001, os normativos legais em vigor, as boas práticas de outras instituições de ensino superior e, naturalmente, a própria cultura do Instituto.

Constituído por um vasto e abrangente conjunto de manuais, regulamentos, normativos e procedimentos, que cobrem as várias áreas da missão do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, formalmente aprovados nos órgãos estatutariamente competentes, o SIGQ é suportado pelos fluxos que alimentam o sistema de informação, e por um conjunto de outros instrumentos de recolha e tratamento de informação (inquéritos, guiões, indicadores, métricas).

O SIGQ envolve a avaliação regular da adequação dos processos e resultados à missão e ao planeamento do ISMAT e está organizado como um processo contínuo de avaliação da instituição, dos Departamentos, dos diferentes cursos e serviços, de forma a identificar antecipadamente as áreas que necessitam intervenção por forma a assegurar a sua melhoria continua.

O SIGQ envolve a participação de todas as interessadas, nomeadamente órgãos de gestão, estudantes, docentes e investigadores, pessoal não docente, antigos alunos, comunidade e empregadores; A coordenação estratégica do SIGQ é assegurada pelo Administrador e pelo Director científico e Pedagógico, em estreita articulação com responsáveis científicos de cada departamento, ciclos de estudos e serviços, a partir da consulta aos órgãos, nomeadamente o Conselhos Científico, Pedagógico e Conselho Geral.

O Administrador e Director Científico e Pedagógico, através do Serviço de Gestão da Qualidade, promovem o acompanhamento e monitorização do SIGQ designadamente no que diz respeito a: grau de execução dos diferentes procedimentos do sistema; recolha de indicadores e aplicação de inquéritos; eficácia do sistema de informação; cumprimento de prazos; grau de profundidade e abrangência das análises efetuadas; relevância e aplicabilidade dos planos de ação para melhoria e sua avaliação.

Documentos de suporte ao SIGQ

Acreditações, Certificações e Reconhecimentos