Ensino Lusófona
ptenfres

Design Metasystem

O Docente e investigador do ISMAT realizou um curso no qual aplicou a metodologia de Design Metasystem

O Docente e investigador do ISMAT, Américo Mateus, realizou um curso de uma semana, em formato intensivo, onde aplicou a metodologia de Design Metasystem, desenvolvido em contexto de investigação aplicada. O processo permitiu aos alunos da Universidade Karel de Grote em Antuérpia, desenvolver ideias inovadoras e empreendedoras para a solução de problemas socias complexos identificados e "classificados" na primeira sessão de trabalho / aprendizagem colaborativa. 

Depois de definido o Contexto e a Temática orientadora para o processo de entrar problemas e gerar soluções inovadoras, os alunos fizeram um trabalho de campo intensivo, realizado mais de 80 entrevistas etnográficas onde "ouviram" as percepções, motivações, opiniões, necessidades e oportunidades sentidas pelas cidadãos, a partir das quais definiram os primeiros Insights para a identificação e definição de um problema, necessidade, fricção real das pessoas. 

Na fase seguinte realização investigação de dados secundários (net research) focalizada nos insights que ouviram dos cidadãos, como forma de validar e ampliar a visão do problema ou necessidade. 

Na sequência de todo este fluxo de informação, desenharam os "personas" alvo para a criação das potenciais ideias ou soluções para o problema identificado, e definiram ainda dos 5 estímulos de divergência para a ideação de soluções.

Após o Brainstorming e depois de passar de 120 ideias para 15 ideias com mais potencial, iniciaram o processo de convergência, seleção e combinação de ideias para a definição da Ideia Final / soluções para o problema / necessidade encontrada.

Finalmente pensaram a ideia final de uma forma sistémica tendo em conta todos os impactos da mesma, desde os benefícios para os públicos alvo, até viabilidade de produção, ações de implementação e estratégias de comunicação e marketing, por exemplo.

Semana fantástica excelente envolvimento e esforço dos alunos que demonstram o quando as práticas ativas como o aprender fazendo são úteis para mudar a forma de pensar e fazer dos alunos, enquanto alunos e enquanto futuros profissionais.

Obrigado à KDG por mais uma oportunidade de partilhar e disseminar as metodologias que são o resultado do trabalho de investigação da nossa equipa de Design do ISMAT.