Workshop MIA-ISMAT - Arquitectura Marginal - Wow will we live together?

6 a 10 de janeiro de 2020 - Das 18h00 às 23h00

Hashim Sarkis, reitor do MIT, intitulou a próxima Bienal de Arquitetura de Veneza: Wow will we live together?  -Como vamos viver juntos? Na mesma ocasião disse: "Precisamos de um novo contrato espacial. No contexto de amplas divisões políticas e crescentes desigualdades económicas, pedimos aos arquitetos que imaginem espaços nos quais possamos viver, generosamente, juntos."

O EUROPEAN CULTURAL CENTRE - ECC, uma organização sem fins lucrativos holandesa, encontra-se presentemente a organizar a sua exposição internacional de arquitectura de 2020, intitulada Time-Space-Existence. A mostra terá a duração de seis meses, de 23 de Maio a 29 de Novembro de 2020, coincidindo com a próxima Bienal de Arquitetura de Veneza.

Esta exposição internacional, que vai inaugurar em Maio a sua 4ª edição, tem contado com a participação de um número importante de universidades de todo o mundo: escolas de arquitectura que têm aproveitado este palco - que se desenvolve em paralelo a um dos mais importantes eventos no universo da arquitectura contemporânea - para divulgar o trabalho dos seus alunos e dar visibilidade à investigação desenvolvida nos diferentes planos da disciplina.

Com vista ao próximo certame de 2020, o ECC desafiou o MIA-ISMAT a nele participar, abrindo a oportunidade para revelar internacionalmente o seu trabalho, bem como para fortalecer ligações com a comunidade académica mundial, objectivos fundamentais para a escola e para os seus alunos.

O MIA decidiu promover um workshop como plataforma para o desenvolvimento de soluções capazes de responder ao desafio proposto. Intitulado Arquitectura Marginal [Wow will we live together?] – este workshop procurará encontrar uma resposta, sob a forma do estudo de um protótipo arquitectónico, para um novo assentamento urbano no qual "possamos viver, generosamente, juntos."

A partir da posição singular do seu principal laboratório urbano - Portimão, enquanto cidade portuária, ribeirinha - o Workshop Arquitectura Marginal [Wow will we live together?] procurará desenvolver soluções, simultaneamente modelares e modeláveis, necessariamente flexíveis. Propostas à altura de uma contemporaneidade que impõe à arquitectura, finalmente, uma ética fundada em opções de sustentabilidade, impermanência, reuso e reciclagem das novas estruturas edificadas.

O workshop vai funcionar durante os cinco dias úteis da semana de 06 a 10 de Janeiro de 2020 - em horário extralaboral - das 18:00 às 23:00.

O primeiro dia contará com a presença do arquitecto Luis Ferro, investigador da Universidade de Évora e da Universidade do Porto, que virá falar sobre o tema viver habitar.

Contacto

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.