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Plus Design Week

A PLUS DESIGN WEEK (internacional) é organizada pelos docentes da Licenciatura de Design de Comunicação - ISMAT e dirigida, em primeiro lugar, aos nossos estudantes. Se na edição do 1º semestre estiveram presentes convidados nacionais em sala de aula, este semestre trazemos convidados internacionais reconhecidos nas respetivas áreas de trabalho. Diariamente, de 4 a 8 de maio,  um docente irá receber via on-line o seu convidado e moderar a sessão que será composta por um talk e um desafio aos nossos alunos.

Os vídeos dos talks dos convidados serão partilhados com a comunidade nas seguintes datas:

11 de maio - Guest: Laura Korčulanin - From object-centered to human and life-centered design with Give a Shit project | Host: Susana Leonor

12 de maio - Guest: Bruno Porto - Identidade Visual de Super-Heróis | Host: Gabriel Patrocinio

13 de maio - Guest: Pablo Erroz - Seasonless, individualistic and genderless quality clothing made in spain for multitasking citizens of the world | Host: Lucas Pena

14 de maio - Guest: Santiago Nicolas Smud - “Yendo de la cama al living” | Host: David Palma

15 de maio - Guest: José Manuel dos Santos - DESIGN DOING _re-think creative strategies to use this opportunity to build a “new normal” | Host: Américo Mateus

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Programa

4 de maio de 2020, das 18h às 23h 

Guest: Laura Korčulanin

RESUMO CV: Laura Korčulanin é antropóloga eslovena e croata e fundadora d projeto Give a Shit. Com especialização em investigação centrada no ser humano e resultados focados no planeta, Laura oferece serviços de consultoria para vários sectores de atividade - negócios e indústria, órgãos de tomada de decisão, academia e centros de investigação '. Atualmente, ela é afiliada como professora e aluna de Ph.D. aluno no IADE - UE. Em 2013, ela estabeleceu o projeto Give a Shit (giveashitnow.org) como uma plataforma de ação interdisciplinar com foco em práticas orientadas à solução de problemas para saneamento sustentável e gestão urbana da água e nas cidades. Além disso, sua experiência profissional internacional está sendo sublinhada com a posição de direção na Rede de Antropologia Aplicada da EASA.

Tema: Do design centrado no objeto ao design humano e centrado na vida com o projeto Give a Shit. Produtos, serviços, aplicativos, infra-estruturas e sistemas projetados estão influenciando, consciente ou inconscientemente, o comportamento das pessoas e sua mentalidade. Além disso, o design está criando um impacto no nosso ambiente de vida. Para isso, a importância de métodos colaborativos inovadores é indispensável. A abordagem centrada no ser humano, a antropologia do design e o design centrado na vida serão apresentados com o estudo de caso do projeto Give a Shit - uma plataforma de ação com foco no saneamento sustentável e no gerenciamento urbano da água nas cidades.

Host: Susana Leonor

RESUMO CV: Concluiu o Doutoramento Design em 2016/07 peloUniversidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte e a Licenciatura em Artes Plásticas – Escultura em 2002 pela ESAD-CR. É Professora Auxiliar no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Directora da licenciatura de Design de Comunicação do ISMAT e Coordenadora das Práticas Pedagógicasda mesma Instituição. Atua na área de Humanidades com ênfase em Artes e Design e nas Ciências Exatas com ênfase em Ciências da Computação e da Informação. Atualmente desenvolve investigação em Speculative Design, Design Thinking, Design Systems, Design Generativo e Design Paramétrico. Atualmente desenvolve investigação no Cluster INVERSE FUTURES -Speculative Design Research – ISHIP - ISMAT. A criatividade tem sido o foco central no seu percurso profissional. Da licenciatura em Artes Plásticas, à Pós-graduação de Sistemas de Comunicação e Multimédia, ao Doutoramento em Design sobre Design generativo: experimentação sobre signos identitários analisados nos cartazes turísticos portugueses de 1934-2014, o principal objetivo será sempre cruzar a criatividade e os processos. Foi Professora auxiliar no IADE-UE, onde lecionou entre 2015 e2018 e Coordenadora de Práticas Pedagógicas. Foi professora assistente convidada entre 2006 e 2016 da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, de várias unidades curriculares de design e criatividade. 

Da ligação do mundo académico ao mercado, em 2009 é co-fundadora / sénior designer do atelier de design e comunicação GUDA – Give U Design art, Lda., onde desenvolvem design aplicado e investigação através de metodologias de design thinking, combinando o conhecimento em Design Gráfico, Design Digital 3D, Consultoria de Design, Inovação em Cocriação, Creativityby Arts (desenvolvimento do modelo e de ferramentas). Têm em portfólio diversos projetos de marcas comerciais, territoriais e de inovação, desenvolvidos sempre através de processos participados. Em 2017, a GUDA integra o consórcio do Projecto Europeu H2020 URBINART - Urban regeneration natura based solutions, liderado pelo CES - Centre for Social Studies da Universidade de Coimbra.


5 de maio de 2020, das 18h às 23h

Guest: Bruno Porto 

RESUMO CV: Designer gráfico, professor e consultor há mais de duas décadas, Bruno Porto (Rio de Janeiro, 1971) atualmente faz doutoramento na School of Humanities and Digital Sciences da Tilburg University, Países Baixos, realizando investigação sobre comunicação visual na Banda Desenhada. Curador da 12ª e 10ª Bienais Brasileiras de Design Gráfico (Brasília 2017 e São Paulo 2013) e de uma dúzia de outras exposições de artes visuais montadas em diversas cidades da Alemanha, Brasil, China, Colômbia, Reino Unido, Uruguai, Venezuela e Vietnã, seu trabalho foi publicado em mais de 50 revistas e livros internacionais e exibido nas Américas, Ásia, África e Europa. É Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília, pós-graduado em Gestão Empresarial pela Universidade Candido Mendes (RJ) e bacharel em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade (RJ). Entre 2012-2017 coordenou o Curso de Design Gráfico do Centro Universitário IESB, em Brasília, tendo lecionado anteriormente no Raffles Design Institute em Xangai, China, entre 2006-2010, e no Centro Universitário da Cidade, no Rio de Janeiro, entre 1996-2006. Participa constantemente de júris de design em premiações internacionais - como o iF Design Awards, o Adobe Design Achievement Awards e os Prêmios CLAP de Diseño Industrial, Diseño Gráfico, Branding y Comunicación - e em concursos nacionais de projetos realizados no Brasil. É autor, coautor e organizador de livros sobre design e comunicação, além de ter contribuído com várias publicações no Brasil e na China. Tendo integrado diretorias e conselhos de diversas organizações latino-americanas e brasileiras de design, foi nomeado Embajador del Diseño Latino pelo Comité de Diseño Latino em 2015, na Argentina, e homenageado no Brasil Design Award 2017 “pela contribuição que o seu trabalho proporciona ao design brasileiro, atuando como referência e porta-voz do setor”. 

Theme:Identidade Visual de Super-Heróis

TALK + HANDS ON abordarão de que formas as questões de identidade se manifestam visualmente no gênero transmídia mais popular do mundo nos dias atuais. Após uma breve revisão histórica do surgimento do Super-Herói, há oito décadas, veremos como se desenvolveram os códigos visuais dos logotipos deste gênero, que serão aplicados em um exercício de design de identidade dividido em duas partes. 

Host: Gabriel Patrocínio

RESUMO CV: PhD em Políticas de Design (Cranfield University, Reino Unido, 2013). Sua tese sobre políticas públicas de design recebeu o primeiro lugar no 28º Prêmio do Museu da Casa Brasileira, em 2014. Bacharel em Desenho Industrial pela ESDI/UERJ (1982). Professor Associado do curso de design do ISMAT Portimão (Universidade Lusófona, Portugal) a partir de 2019. Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 1993, onde exerceu também as funções de Diretor (2004-2008) e Vice-Diretor (2000-2004) da Escola Superior de Desenho Industrial, ESDI/UERJ, e a partir de 2014, Professor Adjunto do IFHT/UERJ. Organizador dos livros Design & Desenvolvimento: 40 Anos Depois (Blucher, 2015/2018); Design & Development: Leveraging Social and Economic Growth through Design Policies (Blucher, 2019); e autor do livro Políticas de Design & Propriedade Intelectual: Demandas Para Uma Nova Era (Sebrae, 2018). Foi membro do Conselho de Design do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (2014-2016) e do Grupo Consultivo de Design do Governo do Estado do Rio de Janeiro (2007-2009), além de Diretor das associações de Designers Gráficos (ADG Brasil, 2013-2015), e de Designers de Produto (ADP, desde 2016) e membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Empresas de Design, Abedesign (2014-2015). Designer e consultor, especializado na área de criatividade e inovação e de políticas de design. Premiado pelo Museu da Casa Brasileira em 2014 (tese) e 2016 (livro). Já atuou como membro dos juris dos prêmios internacionais iF Design, A' Design e Clap Design.


6 de maio de 2020, das 18h às 23h

Guest: Pablo Erroz

RESUMO CV: Pablo Erroz é uma marca/conceito multidisciplinar criada em 2012 pelo criativo que lhe dá nome e vida. 

CONCEPT/TEMA: 

SEASONLESS, INDIVIDUALISTIC AND GENDERLESS QUALITY CLOTHING MADE IN SPAIN FOR MULTITASKING CITIZENS OF THE WORLD.

As coleções nascem interpretando a fusão de um estilo mais street junto a um luxo fácil e sofisticado, atualizado aos novos tempos. Sobre uma dimensão artística e um espírito livre, a cor, a música, o contemporâneo e a cultura pop acompanham sempre o processo criativo. Apostando pelo próprio indivíduo e a sinergia entre pessoas e situações, a roupa já não compreende gêneros e encontra assim o seu match principal. Clothing + leather goods unindo silhuetas atrevidas a sapatilhas desportivas, junto a uma aproximação ao artesanal e um love attraction à roupa que se leva.

“Identificamo-nos com pequenos nichos, pessoas singulares sem idade que marcam o seu caminho através de objetivos pessoas, assim como a todo novo coletivo formado pela era multitasking” 

Apelidado por VOGUE como digno “herdeiro do cool nova-iorquino” e um dos designers de moda espanhóis com mais projeção na atualidade, a marca conta ademais com vários reconhecimentos, como os prêmios Onda Cero al diseño (2014), Barcelona Designers Collective (2015) – comissariado por Georgina Chapman (Marchesa) e Collin McDowell (Vogue EUA) – assim como melhor designer masculino espanhol no prestigioso Woolmark Prize (2017). Desde o seu início a marca foi apresentando suas coleções em diferentes plataformas como MBFW Madrid, Viena Fashion Week e atualmente está baixo o marco da 080 Barcelona Fashion. Em 2016 o portal de tendências WGSN incluiu a marca em sua seção “brands to watch” e durante três anos consecutivos (2018/2019/2020) é finalista no prestigioso prêmio Who's On Next da Revista Vogue Espanha.

Acreditando desde o princípio na importância de unir sinergias, Pablo Erroz colabora ativamente de maneira multidisciplinar para outras marcas espanholas e internacionais, formando também parte das equipas de design das marcas Massimo Dutti, Bershka, WE e foi o último Diretor Criativo da marca Caramelo, entre outras, assim como desenvolveu colaborações com marcas como Reebook, Meller, Hispania, entre outras. 

- Keep It sustainable –

Host: Lucas Pena

RESUMO CV: Docente da Licenciatura em Design de Comunicação - ISMAT em unidades de design e multimédia, Designer no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento onde é Investigador no Projeto Europeu “Innovation for Education - CIMLT”. Diretor de Arte no Projeto Europeu “Rethink” - ULHT, Lisboa e no Partis Project - Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. Co-fundador da oficina2CDA design+architecture collaborative atelier onde já criou Identidades de Marca em Portugal, Espanha e Brasil, atuando também como Motion Designer e Vídeo Art Director para URBiNAT EUProject e para 080 Barcelona Fashion Week 18+19+20. Atualmente encontra-se a desenvolver a dissertação no Mestrado em Design - Lusófona Lisboa.


7 de maio de 2020, das 18h às 23h

Guest: Santiago Nicolas Smud

RESUMO CV: Sou designer de Buenos Aires, Argentina. Membro fundador do Beast Study por 5 anos. Atualmente diretor da SANTIAGO AND NICOLÁS, uma firma independente especializada em branding e design.

Meu trabalho envolve design, estratégia e desenvolvimento criativo em diferentes áreas, como branding, embalagem, design de interiores, experiência do usuário e design de interface.

Nos últimos 10 anos, tive a honra de trabalhar com muitos iniciantes e pequenas e médias empresas na Argentina desenvolvendo estratégia e inovação por meio do design, interagindo com organizações de dentro para obter coerência na identidade visual, valor diferencial e alto posicionamento.

Também tenho experiência trabalhando em grandes empresas, como: TEDx, Governo de Buenos Aires, Dole Co, ArteBA, YPF Argentina, entre outras.

Eu avalio, pesquiso, analiso problemas e pretendo implementar soluções de design criativas e inovadoras, todas essas são essenciais para minha maneira de trabalhar.

Tema: “Yendo de la cama al living”: O processo criativo no desenvolvimento e reconhecimento dos principais aspectos que definem a identidade de uma cidade e país.

Host: David Palma

RESUMO CV: David Palma  Licenciado em Design de Comunicação pelo Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, Mestre em Design pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e Pós-graduado em Branding e content marketing pela Escola Superior de Comunicação Social.  O David mais que Designer, considera-se um comunicador de sensações, organizador de cores, criador de imagens e um tradutor de sonhos. 

Ao longo do seu percurso profissional teve a oportunidade de trabalhar em diferentes estúdios de Design de tanto em Portugal como no exterior, bem como em projectos próprios. Actualmente continua a desenvolver trabalhos na área de Design de Comunicação e ilustração.


8 de maio de 2020, das 18h às 23h

Guest: José Manuel dos Santos

RESUMO CV: Tenho quase 30 anos de experiência em design e gerenciamento de design, mestrado em Design Industrial pela Central Saint Martins College of Art and Design / Reino Unido e mestrado executivo em Design e Desenvolvimento de Produto pela Northwestern University / USA. A minha carreira começou em Portugal em 1989 como designer industrial. Até à data, formei e vendi duas empresas de design de produtos, trabalhei como diretor de design de produtos em Barcelona e liderei como diretor de design de uma grande empresa de Internet.

Em 2011, ampliei minha experiência internacional e ingressei na Masco como Diretor de Design, trabalhando em estreita colaboração com a Liberty Hardware e outras empresas da Masco, como Delta Faucet e Kraftmaid. E então, em 2016, ingressei na Philips Lighting, agora Signify, como chefe de design e experiência do usuário / Americas, uma empresa que demonstrou que pode projetar a maneira como interagimos com a luz (pense Hue!), E que definirá como a luz afeta nossa vida cotidiana em casa, no trabalho ou em espaços públicos.

Também estive muito envolvido e apaixonado por educação em design e empreendedorismo. Entre outras iniciativas, criei uma rede de talentosos designers industriais portugueses e co-fundei uma organização sem fins lucrativos dedicada ao jovem empreendedorismo. Fui palestrante convidado em vários eventos do setor, falando sobre design e design thinking, ensinei design para designers e não designers no nível superior e participei de júri em várias escolas e competições de design. Sou um indivíduo criativo que trabalha em parceria com executivos de negócios para traduzir e mediar o valor do projeto em empreendimentos comerciais.

Sou designer, líder de pensamento e empreendedor apaixonado!

Tema: DESIGN DOING _re-pensar estratégias de base criativa para usar esta oportunidade para construir um “novo normal”.

Host: Américo Mateus

RESUMO CV: Américo Mateus, doutorou-se em Gestão de Empresas pela Universidade de Évora onde desenvolveu e validou, entre pares, uma metodologia de Design para a inovação chamada IDEAS(R)EVOLUTION. Tem mais de 50 artigos científicos publicados e coordenou a implementação de mais 48 casos reais, aplicando e validando a metodologia IDEAS(R)EVOLUTION em diferentes setores, desde start-ups a PME’s, grandes empresas (como a EDP e o Grupo IMPRESA), bem como o sector social, territórios, educação e em projetos focalizados na criação cultura criativa organizacional.

Atualmente é professor auxiliar do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes – Universidade Lusófona. É coordenador do ISHIP / ISMAT - Investigação, Inovação & Empreendedorismo. É vice-diretor do HEI-LAB/ULHT - centro de investigação que junta a psicologia e o Design e coordenador do CIEC – Centro de competências em inovação para a Educação e Cidadania da ULHT. É ainda membro investigador de projetos europeus liderando processos participativos e de cocriação pelo Design. É um empreendedor ativo nas áreas de Design e Inovação, Marketing, Inovação Social e Criatividade. É um pensador sistêmico, criador de cursos, líder criativo, criador de modelos, processos e ferramentas e, na sua essência, é um provocador, disruptor e um agente de Mudança pela força das ideias. A sua paixão é desafiar os dogmas e paradigmas existentes, aplicando métodos de pesquisa concebidos “através dos olhos do utilizador / consumidor”. Acredita na "Ciência para o mercado" e seu trabalho como facilitador de inovação senior e criador de polinização cruzada é reconhecido por seus colegas de trabalho, estudantes e pares. A sua procura por “fazer as coisas de maneira diferente e melhor” faz dele um líder inspirador nas temáticas do Design para a inovação, sendo ainda orador convidado nacional e internacionalmente sobre criatividade e o pensamento do Design.