1.º Workshop MIA-ISMAT 20/21

DATA

16 a 20 de novembro - 19h00

Contacto

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Local

Online

resumo

Na semana de 16 a 20 de novembro realiza-se o primeiro workshop do MIA.ISMAT para o ano letivo 2020.2021, com o tema: MARGINALIDADES.

A par do desenvolvimento das cidades e da sua expansão, desde os centros históricos até aos limites geográficos e legislativos de ocupação, dependendo das dinâmicas inerentes a cada urbanidade, as cidades têm vindo a ser alvo de transformações significativas. As frentes marítimas urbanas, em particular, com usos tradicionalmente comerciais, industriais e logísticos, associados à navegação, têm vindo a ser - considerando a excelência da sua localização - alvo de especulação imobiliária através de loteamentos sucessivos, por um lado; e por outro, reconvertidas em espaços de maior uso público.

Portimão não é exceção ao modelo de desenvolvimento urbano que se tem vindo a constatar, considerando, naturalmente, as diferentes dinâmicas urbanas de cada território. Tendo em atenção as preocupações mundiais de uma maior qualidade de vida das cidades e do desenvolvimento sustentável, propõe-se que o 1º workshop do ano letivo de 2020-2021 seja um laboratório de ideias de como melhor intervir nas frentes de água da área urbana de Portimão, que se estende para além dos seus limites administrativos.

O Programa do workshop consiste na revitalização de áreas desativadas nas margens do rio Arade, com usos a definir de acordo com a estratégia de planeamento. Considera-se o rio como dinamizador de uma maior urbanidade; e as ruínas existentes como elementos de valorização identitária local. 

Na escolha do lugar a intervir está implícita a realidade do potencial estratégico de desenvolvimento, nomeadamente revitalização e reconversão de áreas desativadas no contexto do rio Arade, em grande parte, de caráter industrial.

Assim, o tema do primeiro workshop do MIA.ISMAT, para o ano letivo 2020-2021, mantem a linha de investigação iniciada no ano letivo anterior, dando continuidade ao estudo que a localização da cidade de Portimão tem no território: cidade ribeirinha em estreita comunicação com o rio e o mar. 

Integrada nos trabalhos do workshop o Professor Doutor Pedro Ressano Garcia fará uma conferência no dia 17 de novembro, pelas 19 horas.

  • Biodiversidade no desenho urbano de RGA - Três projetos de escala urbana em frentes ribeirinhas realizados pelo atelier Ressano Garcia Arquitetos: Rio Tejo, Rio Makong e Oceano Pacifico - Pedro Ressano Garcia, PhD
  • Link de Acesso

Serão formados cinco grupos de trabalho, com estudantes do 1 ao 5 ano, monitorizados por dois Professores.