Ensino Lusófona
ptenfres

Sessão Complementar à Mostra "José Veloso, a arquitetura, uma causa"

José Veloso fez o enquadramento histórico e processual que envolveu a construção do bairro da Associação de Moradores 25 de abril

Na passada sexta-feira, dia 13 de janeiro, na Casa Manuel Teixeira Gomes, realizou-se a Sessão Complementar à Mostra "José Veloso, a arquitetura, uma causa", com a coordenação do Mestrado Integrado em Arquitetura do ISMAT, com o tema: O Processo SAAL no Algarve.

O arquiteto José Veloso fez o enquadramento histórico e processual que envolveu a construção do bairro da Associação de Moradores 25 de abril, em Lagos, conhecido como o Bairro dos Índios da Meia Praia. O Coronel Batista Alves, à época Diretor Nacional do SAAL, apresentou uma perspetiva geral do programa e as ações realizadas de Norte a Sul do país, desde a sua formação, em julho de 1974 até à sua extinção em outubro de 1976. 

No final foi projetado um filme amador, de Miguel Veloso, que documenta o processo de construção do Bairro dos Índios da Meia Praia.

Na próxima sexta-feira, às 18.00h, também na Casa Manuel Teixeira Gomes realizar-se-á a última Sessão Complementar à Mostra onde será debatido o processo envolvente ao edifício LuzTur, em Lagos, que contará com a presença dos arquitetos José Veloso e Nuno Arenga.

sessao-complementar-a-mostra-jose-veloso-a-arquitetura-uma-causa-600-1.jpg

sessao-complementar-a-mostra-jose-veloso-a-arquitetura-uma-causa-600-2.jpg

sessao-complementar-a-mostra-jose-veloso-a-arquitetura-uma-causa-600-3.jpg

sessao-complementar-a-mostra-jose-veloso-a-arquitetura-uma-causa-600-4.jpg