Ensino Lusófona
ptenfres

ISHIP - Transdisciplinary Research Center, do ISMAT, com grande estreia em Projetos FCT

Docentes do ISMAT submeteram 8 projetos de investigação ao Concurso de Projetos de Investigação da FCT

Docentes do ISMAT submetem oito projetos de investigação ao Concurso de Projetos de Investigação Científica e Tecnológica da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) encerrado no passado dia 30 de abril.  Dos projetos submetidos, seis têm o ISMAT e o ISHIP - Transdisciplinary Research Center como proponente. Nos restantes dois o ISMAT participa enquanto unidade de investigação adicional.

Integrado na Unidade de Investigação, Inovação e Empreendedorismo do ISMAT, o recém criado ISHIP estreia-se em concursos da FCT com projetos transdisciplinares que envolvem professores/investigadores de todas as áreas científicas e cursos oferecidos pelo ISMAT. 

Resultado de um trabalho liderado pelo Prof Américo Mateus, Coordenador do ISHIP, os projetos apresentados refletem a crescente dinâmica do ISMAT no ensino, na investigação e na ligação à comunidade nacional e internacional e a prática da diversidade e equidade na construção de equipas – além das diferentes áreas do saber, os projetos de investigação contam com todas as nacionalidades e faixas etárias representadas no corpo docente, resultam de parcerias com instituições públicas e privadas de diferentes setores nacionais e internacionais, e ainda, dos oito projetos, metade são lideradas por professoras /investigadoras:

  • Professor Doutor Américo Mateus - Design MetaSystem - Design Methods applied to the creation of start-ups and a contemporary model of innovation management.
  • Professora Doutora Susana Leonor - INVERSE FUTURES MODEL_ critical and speculative design process for social innovative and complex problems
  • Professor Doutor Gabriel Patrocinio - DESIGN PRESENCE IN THE BUSINESS WORLD: A STRATEGY FOR INNOVATION, GROWTH, AND SUSTAINABILITY
  • Professora Doutora Carla Costa - Identification of factors with an impact on the relationship between the decision-making profile of Managers/HR Managers and organisational performance in tourism industry
  • Professor Doutor Luiz Guerrazzi - O papel dos ativos complementares na mitigação das ameaças de ser joven e pequena: um estudo comparativo de incubadoras de empresas brasileiras e portuguesas.
  • Professora Doutora Silvia Pedro - Tourism Boost Project: From material to immaterial, cultural and creative industries and identifying emerging audiences
  • Professor Doutor Rui Loureiro - COUTO - Restaurando as Décadas da Ásia de Diogo do Couto (o ISMAT é Unidade de Investigação Adicional deste projeto, que é submetido pelo CHAM, Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa).
  • Professora Doutora Marina Carvalho - AFTER COVID-19: Adaptação Psicológica dos Jovens Adultos ao Regresso à Vida após a COVID-19(o ISMAT é Unidade de Investigação Adicional deste projeto, que é submetido pela Associação para Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa).

Enquanto não se conhece o resultado do concurso FCT, a (s) equipa (s) do ISHIP / ISMAT continua (m)com a agenda focada nos projetos candidatados. Para além de outros projetos de investigação em curso no ISHIP, trabalha-se agora na publicação de artigos académicos, nomeadamente "Positioning papers" sobre os objetos de investigação em concurso.