Ensino Lusófona
ptenfres
  • Entrada
  • Nos media
  • Notícias
  • Estudantes do ISMAT submetem projeto ao Orçamento Participativo do Município de Lagoa do Algarve

Estudantes do ISMAT submetem projeto ao Orçamento Participativo do Município de Lagoa do Algarve

Projeto tem em vista a criação de condições de parqueamento de motociclos e veículos de mobilidade reduzida no Concelho de Lagoa

Os alunos Aníbal Bernardo, António Boto e Carlotta Carvalho, do 2º ano da Licenciatura de Design de Comunicação do ISMAT, submeteram um projeto ao programa - Orçamento Participativo do Município de Lagoa do Algarve.

O projeto desenvolvido tem a denominação Lagoa Moto Parking e visa a criação de condições de parqueamento de motociclos e veículos de mobilidade reduzida, no Concelho de Lagoa e que tem na sua génese uma preocupação cívica de inclusão e sustentabilidade.

Pretende determinar uma ou mais áreas estipuladas para o parqueamento de motociclos em localizações estratégicas. Privilegiando também a segurança dos motociclos com uma estrutura que possibilite prendê-los, iluminação adequada e sistema de videovigilância, e também a aposta num futuro sustentável com a instalação de carregador para veículos elétricos. 

O grafi­smo foi criado através de uma análise e integração do conceito, levando ao desdobramento do logotipo municipal, aplicando iconografi­a orientada para a paleta de cores que representam: o azul (informação + logo Lagoa) e o verde (ecológico, sustentável).

Os alunos também desenvolveram a estratégia de comunicação que passa pela divulgação e sensibilização através dos Serviços Municipais, correspondência Municipal, postos de turismo, locais de comércio e aluguer de motociclos, clubes motard, escolas de trânsito, centros sénior, imprensa e SmartCity. Passa também pela inclusão do projeto na app Motaaki (aplicação smartphone, plataforma colaborativa de parqueamento para motociclistas) e pela informação e sensibilização das autoridades locais.

O projeto foi integrado no âmbito de um exercício da Unidade Curricular de Design de Experiência e Serviços, lecionada pelo Professor Doutor Gabriel Patrocínio. Aproveitamos para apelar à comunidade ISMAT o apoio para a concretização do projecto que se encontra em consulta publica.

Identidade

Screenshot 2020-07-06 at 09.08.07.png