ptenfres

Licenciatura em Tecnologias Criativas

Apresentação do Curso

O novo curso de Tecnologias Criativas oferece um programa que se concentra na prática criativa, através das diferentes tecnologias que potenciam a interação analógica e digital nos domínios da criatividade, e que vão do campo exploratório (artístico) ao campo funcional (comunicação e produto). O plano de estudos é amplo, abrangendo áreas com raízes no conhecimento interdisciplinar, cruzando áreas conceptuais, teóricas e técnicas, pela sua aplicabilidade, e agregando conhecimento em programação, tecnologias inteligentes e de fabricação digital. O plano de estudos é centrado no estudante, priorizando o seu crescimento individual, através da aposta na experimentação contínua e na criação de diversos projetos individuais e de grupo, estimulando a colaboração e partilha, com o objetivo de desenvolvimento da voz crítica e criativa (individual). O curso pretende preparar indivíduos técnica e artisticamente ágeis, para intervirem em vários campos de atuação criativa, como (mas não limitado a): design generativo; modelação tridimensional, produção de vídeo e animação 2D e 3D; jogos e aplicativos; visualização de dados; realidade virtual e aumentada; ambientes imersivos; desenvolvimento de objetos inteligentes – IOT; e práticas exploratórias contemporâneas de artes digitais. O ponto forte do curso é o preparar os estudantes para tecnologias com possibilidades de evolução no futuro – Design Visionário. Tradicionalmente, humanos e máquinas são vistos como extremidades opostas do mesmo espetro; contudo, com o aumento da inteligência artificial, a linha entre os dois está vez mais ténue. O conceito de coevolução humano-máquina inspirou o desenvolvimento de uma profissão interdisciplinar emergente: o Tecnólogo Criativo. O curso foi pensado e projetado no entendimento da crescente procura do perfil profissional deste Tecnólogo Criativo, quer a nível nacional quer a nível internacional.

Objetivos

  • Compreender a interligação entres os domínios do Pensamento, do Design e da Tecnologia, no eixo da criatividade.
  • Entender o compromisso com o projeto, criação e avaliação de processos, produtos e sistemas tecnológicos, através do recurso à variedade de materiais como forma de desenvolver a criatividade e a inovação.
  • Compreender a interação humano-máquina e a instrumentalização das tecnologias para um propósito maior.
  • Aplicar a imaginação e o pensamento lateral e crítico.
  • Compreender o design como um passo vital na transformação de ideias em realidades criativas, práticas e comerciais.
  • Desenvolver a capacidade de direção criativa nas Tecnologias.
  • Explorar e amplificar capacidades criativas em ambiente de inovação tecnológica.
  • Aumentar o diferencial para novo posicionamento no mercado tecnológico, não limitado a, mas fortemente orientado para o mercado de Economia Criativa.
  • Fomentar o pensamento sistémico e holístico, técnica e empreendedorismo.
  • Criar competências para investigação estruturada para desenvolvimento de produtos digitais com foco na inovação.

Duração / ECTS

1620 horas / 3 anos letivos / 180 ECTS

Direção

Professora Doutora Susana Leonor

Saídas Profissionais

O Fórum Económico Mundial estima que cerca de 70 a 80% das profissões mais importantes em 2030 ainda não existem. Assim, perante as rápidas transformações do mundo moderno, é fundamental compreender as áreas de maior crescimento nos diferentes setores profissionais com foco no futuro, sendo clara uma maior convergência no cruzamento das diferentes áreas com a Tecnologia. O surgimento de novas profissões está bem patente no projeto «100 Jobs of the Future», desenvolvido por universidades australianas, que realça a prioridade estratégica de desenvolver novas competências para lidar com as Tecnologias.

O curso de Tecnologias Criativas responde a esse desafio, podendo desembocar numa ampla gama de saídas profissionais, nomeadamente nas indústrias criativas, incluindo desempenho de funções que requerem: artistas digitais, pensadores criativos, empreendedores estratégicos, solucionadores de problemas, marketeers digitais, designers de produtos e serviços, designers de interface do usuário (UX), designers de som, gestores de desenvolvimento de negócios, gestores de projeto, produtores de exposições e instalações interativas, narradores digitais, manipuladores de materiais inteligentes, e tecnólogos de realidade aumentada.

Destinatários

Este curso destina-se a estudantes que completaram o Ensino Secundário, Licenciados em outras áreas ou pessoas com outros perfis, desde que estejam em condições de aceder ao ensino superior.

Dada a sua vertente inovadora e aplicada, e instrumentalização de práticas pedagógicas ativas, orientadas para casos reais, este curso é orientado para estudantes com foco na criatividade e nas tecnologias. Também terá grande atratividade para estudantes oriundos dos cursos técnico profissionais da área das Tecnologias de Informação.

Condições de Acesso

Candidatura através do concurso institucional de acesso, com aprovação em uma das seguintes provas de ingresso:

  • 03 Desenho
  • 16 Matemática
  • 18 Português
Candidatura através de: Mudança de par instituição/curso; Concurso Especial (titulares de cursos superiores, titulares de CET’s, titulares de CTSP, Maiores de 23 anos, titulares de cursos de dupla certificação); Estatuto do Estudante Internacional.

Plano de Estudos

Ano/Semestre Designação ECTS Horas contacto
1º/1º Desenhar o Tecnólogo Criativo 4 30
Tecnologias Inteligentes I 3 30
Novos Media 2 30
Programação para Criatividade I 6 45
Matemática 4 45
Fundamentos da Física 4 45
Projeto I 7 45
1º/2º Design de Experiência 4 30
Ciência dos Dados 4 45
Sistemas Digitais 3 30
Programação para Criatividade II 6 45
Álgebra Linear 4 45
Cultura Digital e Estética 2 30
Projeto II 7 45
2º/1º Projeto em Ambientes Digitais 4 45
Tecnologias Inteligentes II 3 30
Empreendedorismo de Tecnologias Criativas 3 30
Design de Interação - Além da Interação Humano-Computador 4 45
Narrativa 3 30
Reformular a Comunicação 3 30
Projeto III 10 60
2º/2º Design Visionário 4 45
Design de Negócios para a Inovação 3 30
Gestão de Projetos 3 30
Media Interativos 4 45
Desenvolvimento do Utilizador 3 30
Visualização de Dados 3 30
Projeto IV 10 60
3º/1º Treino Imersivo 15 150
Aplicação e Implementação do Projeto 10 75
Seminários de Investigação I 5 45
3º/2º Projeto Imersivo 25 225
Seminários de Investigação II 5 45

Candidatura online

As candidaturas aos cursos são maioritariamente on-line às quais pode indexar a sua documentação.

* os certificados de habilitações e ficha ENES originais ou cópias autenticadas têm de ser posteriormente entregues

Valores

  • Propinas
  • Emolumentos

Notícias