A política de qualidade do ISMAT baseia-se no princípio do desenvolvimento e melhoria contínua. O ciclo de melhoria (PDCA) está incorporado em todas a atividades e processos.
Os membros da Comunidade ISMAT são incentivados e dispõem de recursos para:
O desenvolvimento do SIGQ tem permanente foco na resposta eficiente e eficaz às exigências e padrões internos de qualidade, integrando na sua formulação os dispositivos contidos nas "Standards and Guidelines for Quality Assurance in the European Higher Education Area", nos termos das recomendações emanadas pela A3ES (2016), os normativos da ISO 9001, os normativos legais em vigor, as boas práticas de outras instituições de ensino superior e, naturalmente, a própria cultura do Instituto.
Constituído por um vasto e abrangente conjunto de manuais, regulamentos, normativos e procedimentos, que cobrem as várias áreas da missão do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, formalmente aprovados nos órgãos estatutariamente competentes, o SIGQ é suportado pelos fluxos que alimentam o sistema de informação, e por um conjunto de outros instrumentos de recolha e tratamento de informação (inquéritos, guiões, indicadores, métricas).
O SIGQ envolve a avaliação regular da adequação dos processos e resultados à missão e ao planeamento do ISMAT e está organizado como um processo contínuo de avaliação da Instituição, dos Departamentos, Cursos, Unidades Curriculares e Serviços de Suporte, de forma a identificar antecipadamente as áreas que necessitam intervenção por forma a assegurar a sua melhoria continua.
O SIGQ envolve a participação de todas as interessadas, nomeadamente órgãos de gestão, estudantes, docentes e investigadores, pessoal não docente, antigos alunos, comunidade e empregadores.
A coordenação estratégica do SIGQ é assegurada pelo Administrador e pelo Diretor, em estreita articulação com responsáveis de cada Departamento, Ciclos de Estudos e Serviços de Apoio, a partir da consulta aos órgãos, nomeadamente o Conselhos Científico, Pedagógico e Conselho Geral.
O Administrador e Diretor promovem o acompanhamento e monitorização do SIGQ designadamente no que diz respeito a: grau de execução dos diferentes procedimentos do sistema; recolha de indicadores e aplicação de inquéritos; eficácia do sistema de informação; cumprimento de prazos; grau de profundidade e abrangência das análises efetuadas; relevância e aplicabilidade dos planos de ação para melhoria e sua avaliação.