Ensino Lusófona
ptenfres

Mestrado em Gestão e Inovação em Turismo e Hospitalidade (EaD ensino a distância)

Candidate-se até dia 15 de novembro de 2023 e aproveite as condições da campanha "ISMAT Ensino Para Todos", que lhe dá 50% de desconto na propina no período 23/24 e 24/25. Consulte mais informações e inscreva-se aqui.

Direção

ISMAT: Prof. Doutor Adão Flores

Apresentação do Curso

O Mestrado em Gestão e Inovação em Turismo e Hospitalidade continua o projeto de capacitação e formação na área do turismo e da hospitalidade com foco em temas estruturantes, como as estratégias de internacionalização, transformação digital, a análise financeira de investimentos e o revenue management, a gestão de crises e o marketing. Este CE propõe-se desenvolver competências estratégicas para a criação e implementação de soluções inovadoras com impacto, em resposta aos novos contextos e desafios da atualidade. Tem por objetivo principal formar proactivamente para promover a inovação e a competitividade.

ECTS

90 ECTS

Horas de Contacto

  • Síncronas- 488 horas
  • Assíncronas- 357 horas
  • Presenciais- 30 horas (bootcamps nas cidades de Lisboa, Porto e Portimão)

Data de Início Prevista

Início de setembro

Data de Fim Prevista

3 semestres

Regime de Horário

Noturno (aulas Síncronas )

Horário Previsto

5ª feira, 6ª feira, sábado

Secretariado

Alexandra Oliveira, Carla Silva, Paula Saavedra

Objetivos

  • Identificar e desenvolver oportunidades de criação de valor
  • Desenhar e operacionalizar modelos de gestão e inovação que respondam às necessidade e desafios do mercado;
  • Desenhar e operacionalizar novos modelos de gestão e inovação do turismo e da hospitalidade que acrescentem valor ao turista e, desta forma, respondam às necessidade e desafios do mercado;

No final do programa os estudantes devem demonstrar capacidade para aplicar e promover a aprendizagem experimental e experiencial para criar valor.

Highlights

  • Metodologias de interação com o professor, aulas tutoriais, vídeos, leituras obrigatórias e outros elementos multimédia desenvolvem conhecimento (saber- saber).
  • Relações interpessoais em fóruns de discussão, trabalhos de grupo, apresentações orais, bootcamps, entre outros, contribuem para a aplicação de conhecimentos e para a relação interpessoal (saber ser).
  • Metodologias de simulação, trabalhos, fóruns virtuais entre outros, que contribuem para medir o progresso dos alunos (saber fazer).

Razões para frequentar este curso

  • O Mestrado em Gestão e Inovação em Turismo e Hospitalidade constitui um complemento formativo indispensável para os profissionais de turismo e hospitalidade, que pretendam preparar-se para os novos desafios do sector.
  • Este mestrado, em regime de ensino a distância, incorpora uma renovada abordagem pedagógica que visa facultar aos estudantes uma experiência personalizada de elevado valor científico e pedagógico e que se adeque às suas expectativas e necessidades particulares.
  • O corpo docente é constituído por académicos e profissionais da área, de reconhecida competência nacional e internacional.
  • O CE (Ciclo de Estudos) aborda temas estruturais emergentes, como a estratégias de internacionalização, transformação digital, a análise financeira de investimentos, o revenue management, a gestão de crises e o marketing com o objetivo de desenvolver competências estratégicas para a criação e implementação de soluções inovadoras com impacto no Turismo e na hospitalidade, em resposta aos novos contextos e desafios da atualidade.

Saídas Profissionais

Gestor de destinos turísticos, gestores de operações turísticas, executivos de estratégia e marketing digital, gestores e diretores de resorts, hotéis, museus, agências de viagens, eventos.

Destinatários

O público-alvo deste Ciclo de Estudos são profissionais do turismo e da hospitalidade, licenciados preferencialmente em turismo, gestão hoteleira, gestão e administração, ciências económicas ou afins.

Condições de Acesso

Privilegiam-se os candidatos com formação de base nas áreas de Turismo, Gestão Hoteleira, Gestão e Administração, Ciências Económicas, ou afins e que sejam:

  • Titulares de grau do ensino superior ou equivalente legal;
  • Titulares de 1º ciclo de estudos de ensino superior, realizado noutro país aderente ao Processo de Bolonha;
  • Titulares de um grau académico superior realizado num outro país, desde que reconhecido como estando em conformidade com os objetivos do grau de licenciado
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, em que o candidato possa atestar capacidade para realizar este ciclo de estudos, e sendo reconhecido pelos órgãos científicos competentes do ISMAT, ULP e ULHT.

Critérios de seriação: Anos de experiência profissional; Grau académico obtido; Área de trabalho atual em Turismo, Gestão Hoteleira, Gestão ou afins; Entrevista, Conhecimentos ao nível B1 de inglês ou inscrição num curso de inglês extracurricular a facultar pelo ISMAT, ULP e ULHT.

Metodologia de avaliação

O modelo pedagógico de ensino a distância (EaD) adotado neste Ciclo de Estudos estrutura-se em 4 princípios-chave: Flexibilidade; Autonomia; Aprendizagem baseada em recursos; Interação e colaboração.

Plano de Estudos

Unidade curricular ECTS
1º semestre
Sistemas de Gestao em Turismo e Hospitalidade/ Tourism and Hospitality Management Systems 7
Gestão da Inovação em Turismo e Hospitalidade/ Innovation Management in Tourism and Hospitality 7
Metodologias de Investigação / Research Methodologies 7
Desenvolvimento e Gestão de Carreiras /Career Development and Management 2
Opcional I 7
2º semestre
Gestão de Crises e Catástrofes/ Crisis and Disaster Management 7
Inovação e Transformação Digital /Innovation and Digital Transformation 7
Simulação de Modelo de Negócios em Turismo e Hospitalidade / Business Model Simulation in Tourism and Hospitality 7
Tópicos Críticos em Turismo e Hospitalidade/Critical Issues in Tourism and Hospitality 2
Opcional II 7
3º semestre
Estágio / Dissertação /Projeto 30

Opcional 1 (uma das 4 a definir anualmente)

Unidade curricular ECTS

Marketing do Turismo e da Hospitalidade / Tourism and Hospitality Marketing

7
Estudos de Mercado / Market Research 7

Análise Financeira e Revenue Management / Finance and Revenue Management

7

Estratégia de Internacionalização / Internationalization Strategy

7

Opcional 2 (uma das 4 a definir anualmente)

Unidade curricular ECTS

Avaliação de Investimentos Turísticos / Evaluationof Tourist Investments

7
Marketing Digital e Social Media / Marketing and Social Media 7

Análise de Dados em Turismo e Hospitalidade / Data Analytics in Tourism and Hospitality

7

Liderança e gestão de Capital Humano / Leadership and Human Capital Management

7

Docentes

Nome Posição ORCID
Adão Flores Prof. Auxiliar https://orcid.org/0000-0002-9126-8736
Albino Lopes Prof. Catedrático https://orcid.org/0000-0001-8836-0024
Arthur Barbosa de Araújo Prof. Auxiliar https://orcid.org/0000-0002-5016-974X
Gina Santos Prof. Auxiliar https://orcid.org/0000-0003-3467-6204
José Dias Lopes Prof. Associado Convidado https://orcid.org/0000-0002-8862-6600
Maria Isabel Marques Prof. Associada https://orcid.org/0000-0003-1915-0706
Miguel Nuno Portugal Prof. Auxiliar https://orcid.org/0000-0001-9222-5490
Rui Mendonça-Pedro Prof. Auxiliar https://orcid.org/0000-0002-3240-2528
Silvia Rebouças Prof. Associada https://orcid.org/0000-0002-8475-9748

Candidatura online

As candidaturas aos cursos são maioritariamente on-line às quais pode indexar a sua documentação.

* os certificados de habilitações e ficha ENES originais ou cópias autenticadas têm de ser posteriormente entregues


Valores

  • Propinas
  • Emolumentos

Notícias