Mestrado em Gestão e Inovação em Turismo e Hospitalidade (EaD ensino a distância)
Direção
ISMAT: Prof. Doutor Adão Flores
Apresentação do Curso
- N.º do Processo: NCE/21/2100348
- Deliberação A3ES: https://a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/gestao-e-inovacao-em-turismo-e-hospitalidade
- Registo: R/A -Cr 173/2022 de 24 de agosto de 2022
O Mestrado em Gestão e Inovação em Turismo e Hospitalidade continua o projeto de capacitação e formação na área do turismo e da hospitalidade com foco em temas estruturantes, como as estratégias de internacionalização, transformação digital, a análise financeira de investimentos e o revenue management, a gestão de crises e o marketing. Este CE propõe-se desenvolver competências estratégicas para a criação e implementação de soluções inovadoras com impacto, em resposta aos novos contextos e desafios da atualidade. Tem por objetivo principal formar proactivamente para promover a inovação e a competitividade.
ECTS
90 ECTS
Horas de Contacto
- Síncronas- 488 horas
- Assíncronas- 357 horas
- Presenciais- 30 horas (bootcamps nas cidades de Lisboa, Porto e Portimão)
Data de Início Prevista
Início de setembro
Data de Fim Prevista
3 semestres
Regime de Horário
Noturno (aulas Síncronas )
Horário Previsto
5ª feira, 6ª feira, sábadoSecretariado
Alexandra Oliveira, Carla Silva, Paula Saavedra
Objetivos
- Identificar e desenvolver oportunidades de criação de valor
- Desenhar e operacionalizar modelos de gestão e inovação que respondam às necessidade e desafios do mercado;
- Desenhar e operacionalizar novos modelos de gestão e inovação do turismo e da hospitalidade que acrescentem valor ao turista e, desta forma, respondam às necessidade e desafios do mercado;
No final do programa os estudantes devem demonstrar capacidade para aplicar e promover a aprendizagem experimental e experiencial para criar valor.
Highlights
- Metodologias de interação com o professor, aulas tutoriais, vídeos, leituras obrigatórias e outros elementos multimédia desenvolvem conhecimento (saber- saber).
- Relações interpessoais em fóruns de discussão, trabalhos de grupo, apresentações orais, bootcamps, entre outros, contribuem para a aplicação de conhecimentos e para a relação interpessoal (saber ser).
- Metodologias de simulação, trabalhos, fóruns virtuais entre outros, que contribuem para medir o progresso dos alunos (saber fazer).
Razões para frequentar este curso
- O Mestrado em Gestão e Inovação em Turismo e Hospitalidade constitui um complemento formativo indispensável para os profissionais de turismo e hospitalidade, que pretendam preparar-se para os novos desafios do sector.
- Este mestrado, em regime de ensino a distância, incorpora uma renovada abordagem pedagógica que visa facultar aos estudantes uma experiência personalizada de elevado valor científico e pedagógico e que se adeque às suas expectativas e necessidades particulares.
- O corpo docente é constituído por académicos e profissionais da área, de reconhecida competência nacional e internacional.
- O CE (Ciclo de Estudos) aborda temas estruturais emergentes, como a estratégias de internacionalização, transformação digital, a análise financeira de investimentos, o revenue management, a gestão de crises e o marketing com o objetivo de desenvolver competências estratégicas para a criação e implementação de soluções inovadoras com impacto no Turismo e na hospitalidade, em resposta aos novos contextos e desafios da atualidade.
Saídas Profissionais
Gestor de destinos turísticos, gestores de operações turísticas, executivos de estratégia e marketing digital, gestores e diretores de resorts, hotéis, museus, agências de viagens, eventos.
Destinatários
O público-alvo deste Ciclo de Estudos são profissionais do turismo e da hospitalidade, licenciados preferencialmente em turismo, gestão hoteleira, gestão e administração, ciências económicas ou afins.
Condições de Acesso
Privilegiam-se os candidatos com formação de base nas áreas de Turismo, Gestão Hoteleira, Gestão e Administração, Ciências Económicas, ou afins e que sejam:
- Titulares de grau do ensino superior ou equivalente legal;
- Titulares de 1º ciclo de estudos de ensino superior, realizado noutro país aderente ao Processo de Bolonha;
- Titulares de um grau académico superior realizado num outro país, desde que reconhecido como estando em conformidade com os objetivos do grau de licenciado
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, em que o candidato possa atestar capacidade para realizar este ciclo de estudos, e sendo reconhecido pelos órgãos científicos competentes do ISMAT, ULP e ULHT.
Critérios de seriação: Anos de experiência profissional; Grau académico obtido; Área de trabalho atual em Turismo, Gestão Hoteleira, Gestão ou afins; Entrevista, Conhecimentos ao nível B1 de inglês ou inscrição num curso de inglês extracurricular a facultar pelo ISMAT, ULP e ULHT.
Metodologia de avaliação
O modelo pedagógico de ensino a distância (EaD) adotado neste Ciclo de Estudos estrutura-se em 4 princípios-chave: Flexibilidade; Autonomia; Aprendizagem baseada em recursos; Interação e colaboração.
Plano de Estudos
Unidade curricular | ECTS |
---|---|
1º semestre | |
Sistemas de Gestao em Turismo e Hospitalidade/ Tourism and Hospitality Management Systems | 7 |
Gestão da Inovação em Turismo e Hospitalidade/ Innovation Management in Tourism and Hospitality | 7 |
Metodologias de Investigação / Research Methodologies | 7 |
Desenvolvimento e Gestão de Carreiras /Career Development and Management | 2 |
Opcional I | 7 |
2º semestre | |
Gestão de Crises e Catástrofes/ Crisis and Disaster Management | 7 |
Inovação e Transformação Digital /Innovation and Digital Transformation | 7 |
Simulação de Modelo de Negócios em Turismo e Hospitalidade / Business Model Simulation in Tourism and Hospitality | 7 |
Tópicos Críticos em Turismo e Hospitalidade/Critical Issues in Tourism and Hospitality | 2 |
Opcional II | 7 |
3º semestre | |
Estágio / Dissertação /Projeto | 30 |
Opcional 1 (uma das 4 a definir anualmente)
Unidade curricular | ECTS |
---|---|
Marketing do Turismo e da Hospitalidade / Tourism and Hospitality Marketing |
7 |
Estudos de Mercado / Market Research | 7 |
Análise Financeira e Revenue Management / Finance and Revenue Management |
7 |
Estratégia de Internacionalização / Internationalization Strategy |
7 |
Opcional 2 (uma das 4 a definir anualmente)
Unidade curricular | ECTS |
---|---|
Avaliação de Investimentos Turísticos / Evaluationof Tourist Investments |
7 |
Marketing Digital e Social Media / Marketing and Social Media | 7 |
Análise de Dados em Turismo e Hospitalidade / Data Analytics in Tourism and Hospitality |
7 |
Liderança e gestão de Capital Humano / Leadership and Human Capital Management |
7 |
Docentes
Nome | Posição | ORCID |
---|---|---|
Adão Flores | Prof. Auxiliar | https://orcid.org/0000-0002-9126-8736 |
Albino Lopes | Prof. Catedrático | https://orcid.org/0000-0001-8836-0024 |
Arthur Barbosa de Araújo | Prof. Auxiliar | https://orcid.org/0000-0002-5016-974X |
Gina Santos | Prof. Auxiliar | https://orcid.org/0000-0003-3467-6204 |
José Dias Lopes | Prof. Associado Convidado | https://orcid.org/0000-0002-8862-6600 |
Maria Isabel Marques | Prof. Associada | https://orcid.org/0000-0003-1915-0706 |
Miguel Nuno Portugal | Prof. Auxiliar | https://orcid.org/0000-0001-9222-5490 |
Rui Mendonça-Pedro | Prof. Auxiliar | https://orcid.org/0000-0002-3240-2528 |
Silvia Rebouças | Prof. Associada | https://orcid.org/0000-0002-8475-9748 |
As candidaturas aos cursos são maioritariamente on-line às quais pode indexar a sua documentação.
* os certificados de habilitações e ficha ENES originais ou cópias autenticadas têm de ser posteriormente entregues