ptenfres

Mestrado em Design para a Economia Circular

Apresentação do Curso

O curso de Mestrado em Design para a Economia Circular é um programa que visa o desenvolvimento de saberes e a aquisição de competências na área do Design, com uma orientação para um contexto de transição para a Economia Circular (EC). O curso materializa em oferta formativa a visão e os princípios da Comissão Europeia expressos na orientação da “Nova Bauhaus Europeia”. Sendo um mestrado em Design, os contextos de ação procuram sustentar o esforço na Economia Circular, ou seja, pretende-se que as áreas criativas e transdisciplinares orientem a produção de conhecimento e o esforço de inovação para esta transformação, que assenta nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU e nos princípios do Acordo Verde Europeu.

Em anos mais recentes temos vindo a assistir ao aumento de procura na especialização de conhecimentos no campo expandido de intervenção do Design, em áreas como: Saúde e Bem-estar, Participação Cívica, Inovação Social, Regeneração Urbana, Educação e Economia Circular, por exemplo. Simultaneamente, verifica-se um aumento de investimento em novas práticas de Design e de investigação aplicada, com a criação de departamentos de inovação e desenvolvimento não só em empresas de media e grande dimensão, mas também nas organizações de Governança. Este curso pretende responder a este desafio, formando profissionais cujas atividades exijam novas competências para a implementação de processos orientados para a Economia Circular. O curso está estruturado em 4 dimensões (ou semestres): Humana, Natureza, Sociocultural e Económica. Em cada dimensão (ou semestre) existe: (a) uma unidade curricular teórico-prática para aprendizagem dos conceitos, metodologias e métodos; (b) uma oficina que visa a aplicação prática e em projeto de vida real dos conceitos, métodos e ferramentas; (c) uma unidade curricular com a dimensão e as etapas da investigação (dissertação ou projeto).

Objetivos

  • Criar, no contexto educativo nacional, um ciclo de estudos em Design, com foco na Economia Circular, visando a investigação aplicada aos Territórios e às Organizações.
  • Implementar um ciclo de estudos com competências avançadas em Design, apostando na reflexividade e no pensamento crítico, com vista ao desenvolvimento do Design numa sociedade em transformação.
  • Exponenciar a investigação em Design através da aplicação de métodos e processos enquadrados com os objetivos e metas da Economia Circular.
  • Oferecer formação especializada em competências adequadas à empregabilidade futura, promovendo a criação de interfaces entre a investigação académica e a realidade empresarial e industrial do território.

Duração / ECTS

660 horas / 2 anos letivos / 120 ECTS

Direção

Prof. Doutor Américo Mateus
Prof. Doutor Gabriel Patrocínio

Saídas Profissionais

As saídas profissionais do curso são variadas e inovadoras, dando resposta a atividades e profissões emergentes: Ecodesigner (especialista em Design Sustentável); Designer de produtos e serviços com orientação para a circularidade; Ativista e empreendedor social; Gestor e planeador urbano; Gestor de inovação e mudança nas organizações; Gamechangers sociais e ambientais; Investigadores em Design e em Design para a circularidade.

Destinatários

De acordo com a Comissão Europeia, “o crescimento de novas profissões e oportunidades de trabalho decorrem de três áreas chave: Economia Verde, Serviços de Sáude e Tecnologias de informação e comunicação”. Também o Forum “The Jobs Reset Summit” realizado pelo World Economic Forum indica que nos próximos anos será necessária a requalificação de 50% das competências profissionais atuais. O estudo apresenta 10 novas competências, muitas das quais estão presentes no Mestrado de Design para a Economia Circular: pensamento analítico e inovação; resolução de problemas complexos; criatividade, originalidade e iniciativa; liderança e influência social; aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem.

O presente ciclo de estudos destina-se a candidatos com formação em diversas áreas do conhecimento, e nomeadamente em Arquitetura, Artes, Design, Engenharia, Gestão, Sociologia e Turismo. Pretende-se com este ciclo de estudos atrair profissionais cujas atividades exijam novas valências, bem como o desenvolvimento de competências e investigação, não apenas para os sectores criativos, como também em áreas nas quais os sistemas e o pensamento do Design possam gerar novos conhecimentos necessários à adaptação a novas profissões situadas em áreas de “fronteira”.

Condições de Acesso

Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

Plano de Estudos

1º Semestre

Designação ECTS Horas contacto
1º ano / 1º semestre
A Dimensão ‘Humana’ da Economia Circular 5 45
Oficina de Métodos e Práticas do Design para a Economia Circular 10 45
Metodologias de Investigação 10 45
Princípios e Sistemas da Economia Circular 5 45
1º ano / 2º semestre
A Dimensão ‘Natureza’ da Economia Circular 5 45
Oficina de Métodos e Práticas NBS (Nature Based Solutions) para a Economia Circular 10 45
Proposta de Dissertação ou Trabalho de Projeto 10 45
Optativa 5 45
2º ano / 1º semestre
A Dimensão ‘Social e Cultural’ da Economia Circular 5 45
Oficina de Métodos e Práticas de Arquitetura para a Economia Circular 10 45
Dissertação ou Trabalho de Projeto I 15 60
2º ano / 2º semestre
A Dimensão ‘Económica’ da Economia Circular 5 45
Oficina de Métodos e Práticas Criativas para a Economia Circular 10 45
Dissertação ou Trabalho de Projeto II 15 60

Candidatura online

As candidaturas aos cursos são maioritariamente on-line às quais pode indexar a sua documentação.

* os certificados de habilitações e ficha ENES originais ou cópias autenticadas têm de ser posteriormente entregues

Valores

  • Emolumentos e Propinas

Notícias