Ensino Lusófona
ptenfres
  • Entrada
  • Media
  • Agenda de Eventos
  • Wednesday Talks + Cocoon Talks – Towards Creative Biomaterial Making: Engaging Designers, Communities & Other Organisms | 17 abr

Wednesday Talks + Cocoon Talks – Towards Creative Biomaterial Making: Engaging Designers, Communities & Other Organisms | 17 abr

EVENTO

Wednesday Talks, uma parceria entre a Licenciatura de Design de Comunicação do ISMAT, Associação Cultural e o Núcleo de Estudantes de Design de Comunicação (MODO) e CoCoon Talks, que abre portas à comunidade de estudantes, professores, designers, arquitetos, criativos e visionários; para explorar, partilhar e debater tópicos emergentes no panorama nacional e internacional.

Data e hora

17 de abril de 2024 às 16h00

Local

Sala 1.12, ISMAT e Online aqui

Oradores

Ena Naito - Investigadora de doutoramento na Universidade de Aalto, Escola de Artes, Design e Arquitetura

Ena_Naito.jpg

Investigadora de design interdisciplinar, que trabalha na intersecção entre biologia, design e co-aprendizagem. A sua investigação de doutoramento investiga os makerspaces como locais de cultivo de competências de sustentabilidade, particularmente através da integração do biodesign nos processos de aprendizagem. Através desta investigação, também explora sistemas de conhecimento socioculturais alternativos para expandir a investigação sobre sustentabilidade ambiental para além do Ocidente. 

Além disso, é investigadora do projeto colaborativo Erasmus+, CoCoon - Co-Creating Greener Futures, que desenvolve metodologias e processos para potenciar formas sustentáveis de fazer, bem como para defender a utilização inovadora de materiais de base biológica. Ena tem um Mestrado em Design Contemporâneo com CHEMARTS da Universidade de Aalto e um BFA em Belas Artes da Universidade de Oxford, Reino Unido.  

Nesta sessão, abordará as suas direcções de investigação sobre a conceção de condições para o envolvimento com o biodesign fora dos ambientes laboratoriais profissionais. Quais são as diferentes abordagens e métodos para explorar o bio-material em contextos de design? 


Gabriela Farias - Candidata ao Mestrado em Sustentabilidade Criativa na Universidade de Aalto, Escola de Artes, Design e Arquitetura

Gabriela_Farias.jpeg

Designer e produtora versátil com raízes no ativismo comunitário e na fabricação de meios mistos, está a integrar a sua vasta experiência nestes domínios à medida que prossegue o seu mestrado. O seu objetivo é fundir estes campos de forma orgânica e não tangencial. A sua investigação para a tese é feita em colaboração com um projeto comunitário de energia solar e de uma quinta urbana num bairro marginalizado dos Estados Unidos. O seu objetivo é criar uma plataforma para a intersecção entre a produção de biomateriais e o envolvimento da comunidade, explorando a forma como o micélio, enquanto biomaterial, interage responsavelmente in situ com práticas de conhecimento localizadas de sustentabilidade social e ambiental.

A apresentação de Gabriela será sobre a sua pesquisa até agora sobre o micélio como biomaterial no contexto da comunidade com a qual está a trabalhar, e envolverá os participantes da sessão sobre as suas percepções e ideias sobre o micélio como biomaterial? 


 Rui Tomás - Designer Português

Rui_Tomás.png

Designer português, licenciou-se em Design de Produto pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa em 2012, onde recebeu duas bolsas de mérito por excelência e o Prémio Daciano da Costa na FAUL. Com um profundo compromisso com a excelência do design, alcançou distinções de prestígio, incluindo o German Design Award em 2019 e o Red Dot Design Award no mesmo ano com Woody, um cavalo de baloiço. As suas contribuições excecionais para o campo foram ainda reconhecidas com outro Red Dot Award em 2023, com a divisória de ecrã Onda a Burel.

Desde 2020, ocupa o cargo de Diretor Criativo de Design de Produto na Burel Factory, onde aplica uma filosofia multidisciplinar à sua abordagem de design. Atualmente a frequentar o Doutoramento em Design, é também professor assistente convidado de design de produto na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. A paixão pelo design, materiais e tecnologias de transformação está patente no seu diversificado portfólio, apresentado não só em Portugal, mas também em cidades internacionais como Paris, Londres, Berlim, Copenhaga, Xangai, Nova Iorque e Tóquio. Conhecido pelo seu gosto pelo design geométrico, simples e pormenorizado, utiliza o desenho como uma ferramenta valiosa para contemplar e comunicar soluções inovadoras de design. O reconhecimento internacional através de prémios como o German Design Award e o Red Dot Design Award atesta o seu compromisso inabalável com a excelência no mundo do design.