Ensino Lusófona
ptenfres
  • Entrada
  • Media
  • Notícias
  • ISMAT organiza Workshop de Biodesign, Biomateriais e Artesanato de promoção da Sustentabilidade

ISMAT organiza Workshop de Biodesign, Biomateriais e Artesanato de promoção da Sustentabilidade

Evento explorou novas abordagens sustentáveis no Design de Comunicação através do Biodesign e Biomateriais

A Licenciatura em Design de Comunicação do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) tem estado envolvida numa investigação na área do Biodesign e tem promovido várias iniciativas na região. 

O Biodesign é um campo multidisciplinar que combina elementos de biologia e do design para desenvolver soluções que visam o benefício do planeta como um todo. O design com organismos vivos ou com a natureza revela uma relação dos designers com agentes não-humanos, como plantas, bactérias e fungos, o que faz uma grande diferença nos produtos finais.

Recentemente, realizou-se no Palácio Gama Lobo, instalações do Loulé Criativo, um Workshop de Biodesign, Biomateriais e Artesanato, nos dias 13 e 14 de abril, liderado pelas professoras Carla Paoliello e Andrea Bandoni.

Durante o workshop, foram abordados os biomateriais, materiais orgânicos 100% biodegradáveis que têm sido cada vez mais utilizados no design ecológico. Qualquer elemento natural ou mesmo resíduos domésticos orgânicos podem ser usados em “receitas” para fazer estes materiais, cuja aplicação cresce cada vez mais no campo do design. Foi ainda destacada a importância de uma ligação entre os biomateriais e o contexto local, cultura e natureza para uma integração sustentável e circular. 

Além de uma introdução teórica, os participantes tiveram a oportunidade de realizar experimentos práticos utilizando habilidades artesanais dos mesmos. Para isso, trabalhou-se com materiais como cascas de ovos e celulosa bacteriana, compreendendo o seu contexto e o seu potencial, com o objetivo de desenvolver propostas com impacto positivo.

Agradecemos à Andrea Bandoni, ao Henrique Ralheta e ao Loulé Criativo pelo apoio e pela oportunidade de partilhar e disseminar a investigação realizada pela equipa de docentes de Design de Comunicação, incluindo projetos como CoCoon e BiomaterialKit.

workshop-de-biodesign-biomateriais-e-artesanato-imagens.jpg