ptenfres

Estudantes de Psicologia do ISMAT participam em atividade experiencial

O 2º Ciclo em Psicologia do Trabalho e da Saúde Ocupacional do ISMAT participou em atividade experiencial desenvolvida pela Dra. Adriana Paiva, Psicóloga, da Enigmind.

Os alunos que frequentam o 1º ano do 2º Ciclo em Psicologia do Trabalho e da Saúde Ocupacional no ISMAT tiveram a oportunidade de participar numa atividade experiencial no âmbito das aulas na unidade curricular “Intervenções nos Riscos Psicossociais e Gestão do Stress e Burnout”.

Pretendia-se que os estudantes tivessem contacto direto com atividades de Team Building, por forma a entenderem a concretização dos objetivos subjacentes a este tipo de atividades, no âmbito da promoção da capacidade de resolução de problemas, criatividade, espírito de equipa, entre outros.

A atividade desenvolvida esteve a cargo da Dra. Adriana Paiva, Psicóloga, da Enigmind, que, durante cerca de uma hora e meia, facilitou “O Fim do Mundo em Cuecas”.  A criatividade de todos foi posta à prova com o objetivo de resolver o problema colocado. O feedback foi muito positivo. Obrigada à Enigmind pela forma como desenvolveu esta atividade que, tendo decorrido online, demonstrou claramente a mais valia da utilização dos meios digitais, em particular em contexto de pandemia!

Feedback

“Uma vez que nos encontramos em pandemia, a atividade permitiu-me libertar um pouco, colocar a criatividade a trabalhar e sentir-me como uma criança a sonhar ou a brincar sobre como salvar o mundo, talvez até possa dizer que me senti uma super heroína daquelas dos filmes quando acaba tudo bem. Para além de toda a diversão e sucesso na atividade, o espírito de equipa ajudou imenso a que me envolvesse ainda mais e me sentisse absorvida com toda a história! Obrigada pela oportunidade.”

"A atividade no seu todo contribuiu para adotar estratégias de resolução de problemas, aumentar os níveis de criatividade, promover o trabalho em equipa, que pode ser bastante positivo para a realização de uma tarefa ou desempenho de uma atividade e favoreceu a partilha de opiniões e ideias, em tempo limitado e estando sob pressão, permitindo-me assim sair da minha zona de conforto."

“A atividade desenvolvida pela Enigmind com a Dra. Adriana como facilitadora, foi de grande valor porque aliou uma atividade de team-building com alguma competição à mistura. Adorei e recomendo, pois só experimentando se tem a noção do divertimento e da adrenalina que se tem ao conseguir construir um plano em equipa para intervir, tivemos oportunidade de fortalecer as nossas relações e também de nos conhecermos melhor, potenciar as capacidades individuais de cada um e nos tornar uma equipa ainda mais unida. Muito obrigado pela oportunidade.”

“Relativamente ao meu feedback é muito positivo. Adorei a atividade e apesar de me sentir mais constrangida a realizar este tipo de atividades acho que foi muito importante para trabalharmos em equipa com pessoas da turma que nunca trabalhamos ou trabalhamos muito poucas vezes. Ajudou-nos a entender que a comunicação é crucial para o trabalho em equipa e a treinar a nossa criatividade. Apesar de ter sido uma atividade mais na "brincadeira" conseguimos retirar aprendizagens muito significativas na mesma.”

“Antes de tudo gostaria de agradecer pela oportunidade de participar da atividade Team Building "O fim do mundo em cuecas....";  numa visão macro é possível  perceber que a atividade tem por objetivo pontuar e reforçar algumas competências muito importantes; e não só, o efeito dessa atividade poderá ser a médio e a longo prazo. Eu nunca tinha experienciado tal atividade, e com toda a certeza foi enriquecedor a nível pessoal e profissional. E a grande reflexão dessa atividade, foi como é importante as diferenças individuais para a construção de novas estratégias na resolução de problemas e o reforço do espírito de equipa.”

“A atividade foi muito criativa, dinâmica e divertida, incentivou a nossa imaginação, bem como, o trabalho em equipa, é uma atividade muito bem conseguida.”

“Gostei imenso da atividade, a Dra. Adriana conseguiu colocar todos nós à vontade com a sua boa disposição e simpatia. Permitiu-nos distrair e desanuviar neste momento de pandemia, além de ter promovido um maior envolvimento entre a turma.”

“A atividade foi engraçada, apesar de não apreciar muito participar neste tipo de atividades.”

“Em relação à atividade, achei super interessante e dinâmica, de envolvência e curiosidades, gostei muito de ter conhecido a Dra. Adriana, foi super expressiva e, na minha opinião, ajudou a nos envolver e a voltar a sentirmo nos outra vez crianças; em relação a atividade em si ajudou-nos a ter criatividade em grupo, a discutir ideias e, como a finalidade era passarmos um momento bom entre todos, não existiu uma pressão negativa; a perceber que temos todos formas de reagir, agir, pensar são diferentes mas que todos juntos ainda podemos ser melhores a resolver problemas. Obrigada por toda a disponibilidade e dedicação penso que é da opinião geral que foi sem dúvida um team building espetacular e para repetir!!!”