Ensino Lusófona
ptenfres

Docente ISMAT participa nos XIV Encontros Científicos da UNDB

Américo Mateus, Docente Investigador do ISMAT e Diretor do Centro de Investigação TRIE do Ensino Lusófona foi o Orador convidado para a abertura dos XIV Encontros Científicos da universidade UNDB São Luís Maranhão Brasil

A convite do Professor Rodrigo Lima, Presidente do Núcleo de Investigação e Extensão do Centro Universitário UNDB (São Luís – MA) o Professor Doutor Américo Mateus ministrou a palestra de abertura do XIV Encontro Científico - Cidades Inteligentes e Saudáveis. A palestra teve como tema "Cidades Inteligentes" e ocorreu no dia 11/11 de forma presencial no Teatro Maria Izabel, localizado no Centro Universitário UNDB. 

A mensagem focou-se na necessidade de Centrar os projetos das Cidades Inteligentes nas Pessoas; não na tecnologia em si, mas sim na capacidade de a humanizar. As cidades inteligentes precisam de ser construídas "DE e PARA as Pessoas", e não serem apenas "Laboratórios Vivos" de experimentação social, cultural e tecnológica de ideias, conceitos e metodologias pré feitas.

Cada Cidade tem os seus problemas, dinâmicas e sistemas sociais complexos, que devem ser os elementos de ignição das soluções e da integração da tecnologia como "facilitador, meio ou factor de disrupção" da evolução da Cidade e da Comunidade. 

Centrar uma Cidade Inteligente na dimensão humana, é também objetivar todo o seu desenvolvimento no impacto real na qualidade de vida, bem estar dos cidadãos e na sustentabilidade dos territórios, ativando a Economia alicerçada na criação de oportunidades com dimensão circular, social e criativa.

É com orgulho que tivemos um feedback muito positivo desta intervenção: "Muito obrigado pela excelente palestra proferida ontem a noite na abertura do no Encontro Científico. A repercussão entre alunos e professores foi positiva e enorme".

Mais importante é referir que a palestra aconteceu perante um auditório cheio de jovens investigadores motivados para Agir e Mudar o Mundo, e nós perseguimos o objetivo de contribuir com conhecimento, experiência e paixão académica para essa Mudança!