Ensino Lusófona
ptenfres

Estudantes de Arquitetura do ISMAT Concorrem em Concurso Internacional

O primeiro ano de Arquitetura do ismat participou no concurso intyernacional da Casa das Crianças - Senegal.

Os estudantes do primeiro ano de Arquitetura Aitor Martins, Inês Vidal, Igor Paulino, Rui Águas e Rebeca Schor, no âmbito da Unidade Curricular Arquitetura II, participaram no concurso internacional de arquitetura destinado a estudantes e jovens arquitetos “Casa das Crianças” a implementar no sul do Senegal, promovido pela KAIRO LOORO, Arquitetura para a Paz.

O conceito para o desenvolvimento da proposta dos alunos do MIA.ISMAT “nasce de como os senegalenses vivem a sua história de uma forma pessoal e muito significativa.

O conhecimento do seu passado não é para eles um mero fascínio, este constitui uma das fundamentações da sus identidade cultural e é desde criança que os senegalenses são sensibilizados para tal.

Por isso, o nosso conceito assenta numa dinâmica cultural e relação identitária entre o espaço e os seus utilizadores, espaço esse que é o suporte da identidade individual e coletiva.

Propomos um espaço que visa não só cumprir as funcionalidades requeridas (pelo programa de concurso) mas, também, que se dedica aos Griots (contadores de histórias), às crianças e às suas tradições.

O nosso projeto procura ser, também, uma proposta para a descida da taxa de desnutrição e subdesenvolvimento infantil no Senegal, através do estímulo da produção agrícola local, bem como da melhoria e valorização dos recursos naturais (promovendo a acessibilidade a bens essenciais e à autossubsistência a longo prazo).

O espaço proposto chama-se Tout Cieng. Tout significa todos, na língua materna deste povoado, o francês e Cieng significa “ser de”. Transpondo, assim, uma intensão neste espaço como o “espaço de todos”.

estudantes-de-arquitetura-do-ismat-concorrem-em-concurso-internacional-cont.jpg