Ensino Lusófona
ptenfres

O Lançamento do NBS HUB Portugal foi um Sucesso

decorreu no Museu de Portimão de 26 a 28 de janeiro e contou com o apoio da NetworkNature da Comissão Europeia, da CM Portimão e do TRIE/ISMAT, através dos docentes Américo Mateus, Susana Leonor e Gabriel Patrocínio.

Estiveram presentes 40 especialistas mundiais de Soluções Baseadas da Natureza (NBS), de países como Portugal, Espanha, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Bélgica, Suécia, Ilhas Faroe, entre outros. Em conjunto com 80 participantes entre cidadãos, técnicos municipais, representantes de associações regionais e nacionais ligadas ao ambiente, desenvolveram um Roadmap para o município de Portimão para a criação de NBS nas zonas do Porto Comercial, o Centro da Cidade e o Bairro Pontal e respetivas ligações através de novos corredores Verdes e Saudáveis. 

Foi um grande momento de transdisciplinaridade, inspiração, colaboração e cocriação! Designers, arquitetos, engenheiros, cientistas sociais, empresários, investigadores, estudantes, políticos, professores e funcionários da cidade juntaram-se para criar ligações entre si e aplicar o conceito das Soluções Baseadas na Natureza para transformar Portimão e o Algarve.

O evento teve também o privilégio de visionar em primeiríssima mão em Portugal o documentário Biocêntricos que nos apresentou entre outros a visão da Ecologista Janine Benyus, fundadora do Instituto de Biomimética, que nos deliciou com os exemplos do quanto podemos aprender com a Natureza, como ela nos pode inspirar na solução dos nossos problemas, replicando os seus sistemas, as suas relações, as suas mecânicas e a sua matemática.

Tivemos ainda a excelente notícia de que a SEDES aceitou que a sua participação no NBS HUB Portugal passe a ser de âmbito nacional e não apenas através do seu Conselheiro Regional do Algarve!

NBS HUB Banner Redes