Ensino Lusófona
ptenfres

Ismat Recebeu o XII Encontro Nacional de Provedores de Estudante

o evento decorreu nos Dias 2 E 3 De Novembro, contando com a participação de Dirigentes Associativos

Este ano, o tema em debate foi: Sinergias entre Provedores e Associações / Federações Académicas.

Os trabalhos foram estruturados em seis tertúlias.

A primeira, Provedorias do Estudante na Ótica das AAs/FAs e da Tutela, contou com a participação do Diretor Geral do Ensino Superior, Professor Doutor Joaquim Mourato, o Presidente da Federação Nacional de Estudantes do Ensino Superior Politécnico, João Pedro Pereira e Dirigentes das Associações Académicas das IES Públicas, Margarida Isaías (Universidade do Minho), e Privadas, Cláudia Valdire (ISMAT).

Nas restantes tertúlias foram debatidos os temas O que as Associações | Federações Académicas esperam dos Provedores?, O que os Provedores esperam das Associações | Federações Académicas?, Prevenção versus remediação, A participação estudantil de cada uma das AA, Boas práticas entre PE e AA, PE/AA Públicas vs PE/AA Privadas, Rede das AA para quando? e a Qualidade de vida no Campus.

No que respeita às temáticas em debate, foi possível concluir que apesar de ser unânime, entre Provedores e Estudantes, que a prevenção antecede o conflito, infelizmente, a atividade das Provedorias tem muito mais casos de remediação. Considerou-se que apesar da prevenção exigir mais tempo, estabelece elos de confiança, pelo que deve ser um objetivo a alcançar, onde o trabalho conjunto de cooperação de Provedores e Dirigentes académicos é essencial.

Rosa M. Vasconcelos, Presidente da Rede de Provedores de Estudante, salientou, que “é reconhecida como essencial a participação estudantil dentro de cada IES, sendo opinião maioritária que esta deveria ser ainda mais alargada nos diversos órgãos de gestão, nomeadamente nos Conselhos Gerais. Seria ainda importante que não se limitasse aos dirigentes associativos, mas fosse uma participação efetiva da comunidade estudantil, embora todos saibamos como isso é difícil. Positivamente é reconhecido que aqueles que o fazem melhoram significativamente as suas competências pessoais, o que nos deixa uma perspetiva animadora para o futuro.”

O tema das “Boas Práticas entre Provedores e Associações”, mostra-se como determinante para a construção de um modelo de prevenção, tendo o grupo de trabalho reforçado a importância do diálogo para a construção de um novo modelo de prevenção.

O ISMAT agradece a presença e a participação de todos os Provedores, Dirigentes Académicos, convidados e Rede de Provedores de Estudante neste encontro, que se espera poder marcar um momento de charneira no estabelecer de sinergias para as IES.