Ensino Lusófona
ptenfres

ISMAT marca presença no 3.º Congresso do Cancro da Mama do Algarve

Docente Rui Batalau destaca o tema d'A Mulher e a Saúde Integrativa com a sua presença

A prática de exercício físico adaptado às necessidades individuais de cada paciente pode desempenhar um papel crucial na jornada de recuperação pós-cancro da mama. Além de combater a fadiga, o exercício promove o bem-estar mental, aumenta os níveis de energia e cultiva a autoestima. 

Neste âmbito, no dia 16 de fevereiro, o Prof. Dr. Rui Batalau, diretor da Licenciatura em Ciências do Desporto, marcou presença no 3.º Congresso do Cancro da Mama do Algarve. O evento, que teve como foco central "A Mulher e a Saúde Integrativa", reunindo especialistas, profissionais de saúde e pacientes na procura por novos insights e abordagens no que concerne o bem-estar e tratamento e recuperação do cancro da mama. 

Como um dos oradores de destaque, o docente Rui Batalau participou ativamente na mesa redonda intitulada "A vida depois do cancro". Por meio da sua contribuição, “Exercício Físico - O Parceiro na Diminuição da Fadiga”, trouxe especial relevância perante os benefícios que o exercício físico regular detém na mitigação dos sintomas de cansaço físico e emocional enfrentados por sobreviventes de cancro da mama. 

Com esta presença, o ISMAT defende e incentiva o enriquecimento significativo do debate em torno de estratégias integrativas para o cuidado e a reabilitação pós-cancro da mama, por meio de participações em eventos como o Congresso do Cancro da Mama do Algarve, pelo espaço seguro e motivador para o diálogo interdisciplinar e troca de conhecimentos que fomenta na comunidade.