Agenda de Eventos
Exposição Prémio Internacional de Arquitetura Luiz Conceição 2026
30 de junho a 10 de julho de 2026

Local do Evento:
A mostra itinerante apresenta os dez trabalhos finalistas da 5.ª edição do prémio, que contou com a participação de universidades nacionais e internacionais.
Iniciou no dia 30 de junho, no átrio do edifício da Câmara Municipal de Lagos, a exposição itinerante dos dez trabalhos finalistas do Prémio Internacional de Arquitetura Luiz Conceição, composta pelos painéis submetidos a concurso e promovida pelo curso de Arquitetura do ISMAT.
A mostra dá visibilidade pública à qualidade gráfica, conceptual e técnica das propostas distinguidas na 5.ª edição deste prémio, instituído para reconhecer o mérito académico de estudantes de Arquitetura de instituições nacionais e internacionais.
Nesta edição participaram estudantes de várias instituições de ensino superior, nomeadamente do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, da Universidade da Beira Interior, da Universidade de Évora, do Instituto Superior Técnico, da University of Applied Sciences Erfurt e da Cracow University of Technology, evidenciando a vocação internacional do prémio e a diversidade de contextos pedagógicos representados.
O júri desta 5.ª edição foi constituído por Alexandra Paio (ISCTE), Ana Moreira (Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa), José Carvalho e Nadir Bonaccorso (ISMAT), Silvia Covarino, da German University in Cairo, que presidiu ao júri, Vítor Lourenço, em representação da Secção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitetos, e Rada Doytcheva, membro da associação de arquitetos de Chicago, garantindo um painel de avaliação plural e internacional.
A exposição estará patente no átrio da Câmara Municipal de Lagos até ao dia 10 de julho, seguindo posteriormente para Lagoa, Vila do Bispo e Portimão, em datas a anunciar, reforçando a ligação entre a academia, os municípios e a comunidade através da divulgação pública dos trabalhos finalistas.







