Agenda de Eventos
Open Days 2026: ISMAT regressa ao Março Jovem com as portas abertas
1 a 31 de março de 2026
Local do Evento:
Open Days 2026: ISMAT Abre Portas à Comunidade em Parceria com Março Jovem
Portimão volta a celebrar o "Março Jovem" e, em 2026, o ISMAT associa-se à iniciativa da Câmara Municipal com uma proposta imperdível: portas abertas e atividades práticas durante todo o mês.
A cidade de Portimão já está em contagem decrescente para mais um Março Jovem. Este ano, o ISMAT reforça a sua ligação à comunidade estudantil, integrando a programação oficial com os seus Open Days, que decorrerão em paralelo com o evento da cidade.
O ISMAT de portas abertas para ti!
Ao longo de todo o mês de março, o instituto abre as portas ao público para mostrar o que de melhor se faz no ensino superior em Portimão. Esta é a oportunidade ideal para os jovens explorarem o campus e participarem em dinâmicas reais.
O que vais encontrar no ISMAT
- Acesso Livre: Visitas guiadas e contacto direto com professores e alunos.
- Atividades Práticas: Workshops e experiências interativas nas áreas de Design, Psicologia, Gestão, Direito e muito mais.
- Orientação de Futuro: Espaços dedicados para tirar dúvidas sobre cursos e carreiras.
Uma parceria de sucesso
Esta colaboração entre o ISMAT e a Câmara Municipal de Portimão transforma o Março Jovem num momento de descoberta. Ao unir o espírito cultural e festivo do evento à componente académica, o ISMAT convida todos os jovens a entrar, experimentar e descobrir o seu próximo passo.
Programa das atividades
3 de março
- 14h30 - 16h00: Promoção da saúde mental e do bem-estar de estudantes - O bem-estar e saúde mental dos estudantes portugueses tem sido alvo de preocupação, em particular nos últimos anos, devido à evidência científica da sua redução. As instituições de ensino superior, e entre elas o ISMAT, têm um papel determinante na promoção de competências que visem o equilíbrio psicológico dos estudantes, fundamental para o sucesso e qualidade das relações em contexto académico.
4 de março
- 17h00 - 18h00: Workshop sobre Fundamentos da Educação Financeira: Planeamento e Investimento Inteligente - Objetivos: Sensibilizar os participantes para a importância da literacia financeira; ensinar conceitos básicos de gestão financeira pessoal; demonstrar como tomar decisões de investimento informadas.
6 de março
- 10h00 - 12h30: Workshops em Laboratórios de Arquitetura & Design (4 workshops rotativos de 30min cada) - O Departamento de Arquitetura, Artes e Design do ISMAT organiza quatro laboratórios, com as especificidades dos diferentes cursos do Departamento (Arquitetura; Design de Comunicação; Design e Produção de Moda; Design para a Economia Circular), nomeadamente: 3D printLAB; bioLAB; digitalLAB; e LAB bordado industrial.
11 de março
- 9h00 - 11h00; 14h00 - 16h00: "Um dia como estudante de desporto do ISMAT" (Local: Pavilhão Desportivo da Boavista) - Os jovens poderão participar ativamente nas aulas de diversas unidades curriculares da Licenciatura em Ciências do Desporto, mediante inscrição prévia.
12 de março
- 11h00 - 13h00: Workshop de programação de videojogo de perguntas e respostas, integrando Inteligência Artificial - Principais objetivos: compreender o que é programar; compreender o potencial da utilização da Inteligência Artificial; definir estratégias para a resolução de um desafio; criar programaticamente funções para resolver tarefas.
- 16h00 - 17h30: (Des)preocupa a tua mente! Como combater a ansiedade, antes, durante e após os exames - Workshop prático e interativo para ajudar estudantes a gerir ansiedade associada aos exames, com técnicas de relaxamento e organização.
13 de março
- 10h00 - 12h30: Workshops em Laboratórios de Arquitetura & Design (4 workshops rotativos de 30min cada) - mesma estrutura do dia 6 de março.
- 14h30 - 16h30: Workshop de Ciência de Dados em Ação: Descobre o Papel dos Jogos no Dia-a-Dia dos Jovens - Explorar dados reais de estudantes do Ensino Secundário, com softwares como jamovi e Python. Não é necessário ter experiência prévia.
17 de março
- 14h30 - 16h00: Workshop sobre Marketing Pessoal - Apresentação de objetivos e estratégias de marketing pessoal, desenvolvimento de competências, comunicação e postura profissional.
19 de março
- 11h00 - 13h00: Workshop de Programação de videojogo de perguntas e respostas, integrando Inteligência Artificial.
- 15h00 - 17h00: O Sucesso não acontece por acaso! - Curso de Gestão do Turismo do ISMAT sobre esforço, dedicação e persistência para alcançar objetivos.
20 de março
- 10h30 - 12h30: Um dia como Estudante de Desporto no ISMAT (Complexo Desportivo Major David Neto / Pavilhão Desportivo da Boavista) - Aulas práticas de unidades curriculares da Licenciatura em Ciências do Desporto.
- 17h30 - 19h00: O que faz um Psicólogo? – Dicas para estudantes ou futuros estudantes de Psicologia - Exploração do percurso e áreas de atuação na Psicologia, com abordagem interativa.
26 de março
- 10h00 - 16h30: Torneio Inter-Turmas de Futsal (Pavilhão Desportivo da Boavista) - Prática desportiva competitiva entre jovens de diferentes contextos.
- 16h00 - 17h30: Violência no Namoro - Sensibilização sobre sinais de alerta, formas de abuso e estratégias de prevenção e intervenção.



