Agenda de Eventos
Neuroarquitetura - Projetar Espaços que Curam
27 de fevereiro de 2026
Local do Evento:
A palestra visa sensibilizar os estudantes para a influência das questões arquitetónicas no cérebro, nas emoções, no comportamento e no bem-estar das pessoas
Não existem ambientes neutros, eles influenciam sempre o nosso estado cognitivo.
A Arquitetura afeta todos os aspetos da nossa vida, ela influencia como funcionamos e como nos envolvemos com os outros. É muito mais que criar belos espaços ou estabelecer a referência para a inovação técnica, é o lugar onde as comunidades são formadas, é o lugar onde mudamos o Mundo! Para entender os ambientes, precisamos entender as pessoas, tudo é comportamento humano e tomada de decisão.
A neurociência relaciona então o cognitivo humano, a sua perceção, as emoções, os sentimentos e comportamento a resultados mensuráveis. Esta é a base da Neuroarquitetura!
A palestra é organizada em colaboração com a diretora do Mestrado Integrado de Arquitetura.
A palestra visa sensibilizar os estudantes para a influência das questões arquitetónicas no cérebro, nas emoções, no comportamento e no bem-estar das pessoas. Em vez de pensar só na estética ou na função, ela ajuda a projetar espaços que realmente melhoram a experiência humana.
A importância da neurociência na arquitetura está em humanizar os espaços, tornando-os mais saudáveis, eficientes e emocionalmente positivos — baseados em como o cérebro realmente funciona, não só em tendências estéticas.



