Skip to main content

Agenda de Eventos

REMIX 9 - David Matos

14 dezembro 2023 | 21h00

Local do Evento:

Aceda ao ZOOM
Objetivos de Desenvoltimento Sustentável (ODS)

A dissertação estuda a possibilidade de instalação de um sistema arquitetónico flutuante no estuário do Sado em frente a Setúbal

Realiza-se no próximo dia 14 de dezembro, pelas 21h00, no âmbito do ciclo de debates on-line “Projetos Remix: Questões, Problemas, Perspetivas", o nono REMIX que será dedicado a "MEGAMORFOSE. O desenvolvimento de um protótipo arquitetónico para uma transformação anfíbia em Setúbal", dissertação apresentada por David Matos (alumno DA-ISMAT-Portimão), sob a orientação do Prof. Doutor José Manuel Pinto de Carvalho.

O Ciclo "Projetos Remix: Questões, Problemas, Perspetivas" insere-se nas atividades das linhas de pesquisa de Arquitetura e de Paisagem do CHAIA-Centro de História de Arte e Investigação Artística-UÉvora e tem o apoio das Comissões de Curso do Mestrado Integrado de Arquitetura e de Arquitetura Paisagista da Universidade de Évora.

A dissertação estuda a possibilidade de instalação de um sistema arquitetónico flutuante no estuário do Sado em frente a Setúbal, uma megaestrutura flexível, que possa catalisar positivamente as consequências da subida do nível do mar. A proposta pretende encontrar uma solução que possa contribuir para a regeneração ambiental e a prevenção das consequências das alterações climáticas, concebendo um modelo que possa ser aplicado em outros lugares do mundo a áreas com características semelhantes. A opção por uma solução megaestrutural flutuante, ao mesmo tempo, flexível e reversível, decorre também da convicta rejeição de outras ações, como barragens hidroelétricas, diques ou quaisquer outros processos, que ameacem de forma radical e negativa os ecossistemas estuarinos, procurando-se deste modo desenvolver uma solução flexível, modular, autónoma e em equilíbrio com a estrutura cultural e natural.

Border circle

David da Silva Brandão Matos, nasceu em Munique, Alemanha, em 1986. Filho de imigrantes portugueses cristãos, foi criado durante a sua infância por uma família muçulmana, devido ao trabalho dos pais; mudou-se mais tarde com a sua família para um bairro judeu, ainda em Munique, onde passou quase toda a sua adolescência. Depois da escola secundária, exerceu diversos tipos de profissões, vivendo em diferentes cidades, de Berlim a Tel Aviv. Matriculou-se em 2017 no curso de Mestrado Integrado em Arquitetura do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, que concluiu em outubro de 2023.

O trabalho académico que desenvolve concentra-se na utilização da arquitetura como resposta a problemas complexos, emergentes da complexa tensão entre política, cultura, história, economia e sociedade, em que a experiência espacial, tangível e intangível, deve refletir fatores como a flexibilidade, a função e a intensidade.


publicado em: 31 outubro 2024 | modificado em: 12 novembro 2024