ISMAT 14559
Análise de Dados em Psicologia: Métodos Quantitativos II
Psicologia (ISMAT)
-
ApresentaçãoPresentationEsta UC integra um conjunto de UCs na área da Investigação e Análise de Dados em Psicologia e visa preparar os alunos para a prática da Investigação Científica em Psicologia.
-
ProgramaProgrammeCP1. Relação entre a investigação e a análise de dados quantitativos. CP2. Relação entre a estatística descritiva e a estatística inferencial. Introdução à estatística inferencial. CP3. Teoria das Probabilidades. Erros. Significância. Dimensão do efeito. CP4. Critérios para seleção dos procedimentos estatísticos inferenciais. CP5. Testes de hipóteses de comparação entre grupos: Uma amostra: Teste t de Student e Teste dos sinais de Wilcoxon. Duas amostras independentes: Teste t de Student e de Mann-Whitney. Três amostras independentes: Analise univariada da variância e Teste de Kruskal-Wallis. Duas amostras emparelhadas: Teste t de Student e de Wilcoxon. CP6. Testes de hipóteses de associação de variáveis: Correlação de Pearson e de Spearman. Teste do Qui-Quadrado de associação e de ajustamento. CP7. Testes de hipóteses de associação causal de variáveis: Regressão linear Simples. CP8. Representação gráfica, em quadro e escrita dos resultados. CP9. Questões éticas em análise de dados em Psicologia
-
ObjectivosObjectivesOA1. Fornecer informação que permita relacionar os conhecimentos adquiridos na unidade ADP: MQ I com a análise inferencial de dados no âmbito da investigação em Psicologia. OA2. Fornecer informação sobre as noções fundamentais na área da estatística inferencial. Fornecer informação sobre os objetivos e métodos de recurso a aplicações informáticas (em particular, o Jamovi) para o arquivo e análise de dados quantitativos em Psicologia. OA3. Fornecer informação sobre os procedimentos estatísticos paramétricos e não paramétricos que permitem a análise de hipóteses acerca das características das populações em estudo. OA4. Aquisição de competências básicas no âmbito das principais formas de análise inferencial, de arquivo e análise de dados no Jamovi, de seleção dos procedimentos estatísticos adequados para a análise inferencial de dados e de representação gráfica e escrita de resultados relativos a análises descritivas e inferenciais.
-
BibliografiaBibliographyAPA (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th Ed.). APA. Coolican, H. (2024). Research methods and statistics in psychology (8th Ed.). Routledge. Howitt, D., & Cramer, D. (2013). Introduction to statistics in psychology (6th Ed.). Pearson. Moore, D. S., & Notz, W. I. (2017). Statistics - Concepts and controversies (9th Ed.). Freeman & Comp. Navarro, D. J., & Foxcroft, D. R. (2025). Learning Statistics with jamovi: A Tutorial for Beginners in Statistical Analysis. Open Book Publishers. https://doi.org/10.11647/OBP.0333 Nicol, A. A. M., & Pexman, P. M. (2011). Displaying your findings: A practical guide for creating figures, posters, and presentations. APA. Ordem dos Psicólogos Portugueses. (2024). “Regulamento nº898/2024”. Diário da República 2ª série, de 14 de agosto de 2024. Richardson, P., & Machan, L. (2021). Jamovi for Psychologists. Bloomsbury Publishing PLC.
-
MetodologiaMethodologyME1. Aulas teórico-práticas com recurso ao método expositivo, demonstrativo e participativo. ME2. Aulas práticas, com vista ao treino na aplicabilidade do Jamovi à investigação em Psicologia. ME3. Tutorias e automonitorização. ME4. Aprendizagem baseada na Internet (E-Based learning), através do Moodle.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS7
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão



