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ISMAT 2267

Computação Gráfica

Engenharia Informática (ISMAT)
  • ApresentaçãoPresentation
    Em Computação Gráfica são estudados métodos e técnicas de representação gráfica em 3D. Numa primeira fase o objetivo é criar um cenário o mais realista possível e navegar nele. Na segunda fase é utilizado o cenário para a criação de um jogo ou demonstração.
  • ProgramaProgramme
    CP1. Introdução à Computação Gráfica CP2. Introdução ao ThreeJS CP3. Transformações geométricas CP4. Projeções CP5. Iluminação e sombreamento CP6. Texturas CP7. Modelação Geométrica CP8. Curvas e Superfícies CP9. Animação CP10. Estruturas de dados espaciais CP11. Motor de física
  • ObjectivosObjectives
    OA1: Conhecer e aplicar conceitos fundamentais de Computação Gráfica; OA2: Conhecer a teoria e as técnicas referentes aos sistemas gráficos 2D e 3D; OA3: Saber implementar aplicações que envolvam estas técnicas, utilizando ThreeJS.
  • BibliografiaBibliography
    Shirley P. e Ashikhmin M. (2010). Fundamentals of Computer Graphics (3. ª Ed.). Wellesley: A K Peters. Pereira J., Brisson J., Coelho A., Ferreira A., Gomes M. (2018). Introdução à Computação Gráfica. Lisboa: FCA Editora. Dirksen J. (2018). Learning Three.js - Third Edition. Packt Publishing.  
  • MetodologiaMethodology
    Em todos os objetivos de aprendizagem serão usados todas as metodologias de ensino. O conteúdo lecionado é implementado em software usando programação. São utilizadas metodologias ativas e orientadas à resolução de problemas (PBL). No final de cada parte são desenvolvidos projetos integrando todos os conteúdos lecionados.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não