ISMAT 2267
Computação Gráfica
Engenharia Informática (ISMAT)
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ApresentaçãoPresentationEm Computação Gráfica são estudados métodos e técnicas de representação gráfica em 3D. Numa primeira fase o objetivo é criar um cenário o mais realista possível e navegar nele. Na segunda fase é utilizado o cenário para a criação de um jogo ou demonstração.
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ProgramaProgrammeCP1. Introdução à Computação Gráfica CP2. Introdução ao ThreeJS CP3. Transformações geométricas CP4. Projeções CP5. Iluminação e sombreamento CP6. Texturas CP7. Modelação Geométrica CP8. Curvas e Superfícies CP9. Animação CP10. Estruturas de dados espaciais CP11. Motor de física
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ObjectivosObjectivesOA1: Conhecer e aplicar conceitos fundamentais de Computação Gráfica; OA2: Conhecer a teoria e as técnicas referentes aos sistemas gráficos 2D e 3D; OA3: Saber implementar aplicações que envolvam estas técnicas, utilizando ThreeJS.
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BibliografiaBibliographyShirley P. e Ashikhmin M. (2010). Fundamentals of Computer Graphics (3. ª Ed.). Wellesley: A K Peters. Pereira J., Brisson J., Coelho A., Ferreira A., Gomes M. (2018). Introdução à Computação Gráfica. Lisboa: FCA Editora. Dirksen J. (2018). Learning Three.js - Third Edition. Packt Publishing.
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MetodologiaMethodologyEm todos os objetivos de aprendizagem serão usados todas as metodologias de ensino. O conteúdo lecionado é implementado em software usando programação. São utilizadas metodologias ativas e orientadas à resolução de problemas (PBL). No final de cada parte são desenvolvidos projetos integrando todos os conteúdos lecionados.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão